Antiguidade dos senadores dos Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Senador sénior e senador júnior são termos habitualmente usados pelos meios de comunicação com os quais se descreve a antiguidade dos senadores dos Estados Unidos. Cada estado tem dois senadores como seus representantes no Senado; o que tiver mais anos no cargo (em contínuo) é, por convenção, chamado "senador sénior", e o outro é referido como "senador júnior". Se ambos são eleitos ao mesmo tempo (um em eleição normal e outro designado para substituir no cargo um outro senador que tenha renunciado), o primeiro a jurar é o "senador sénior".

Não há nenhuma diferença quanto aos direitos e deveres entre ambos, embora as regras internas do Senado deem maiores poderes aos senadores com maior antiguidade. Geralmente os "senadores seniores" têm mais poder, mas é mais importante ser membro do partido que tenha a maioria no Senado do que ser "senador sénior".

Ver também[editar | editar código-fonte]