Antonio Sant'Elia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Desenho: Edifício da La Città Nuova (Cidade Nova)

Antonio Sant'Elia (Como, 30 de abril de 1888Monfalcone, 10 de outubro de 1916) foi um arquitecto italiano.

Nascido na cidade de Como, Itália, esteve ligado ao Futurismo, sendo o seu principal arquitecto e divulgador, influenciado pelas idéias de Otto Wagner e pelas cidades industriais dos Estados Unidos.

Em 1912, e produziu desenhos de grande impacto da sua Città Nuova (Cidade Nova), com escala monumental de megalópoles com arranha-céus, passarelas e vias suspensas para veículos. Estes são aspectos reveladores da crescente actividade industrial e do aparecimento de novas tecnologias e materiais, utilizados nos seus discursos e desenhos.

As suas obras influenciaram arquitectos contemporâneos e anteciparam as cidades e o urbanismo modernos com planos das edificações que recuam conforme ganham altura, possibilitando a iluminação das vias térreas e a circulação do ar. As cidades, com a sua elevada densidade populacional, procuravam ordenamento consoante o seu crescimento.

Desenho: Estação ferroviária e aeroporto da La Città Nuova (Cidade Nova)

Abriu um atelier em Milão Apesar do seu grande número de trabalhos, Sant'Elia não conseguiu concretizar nenhum dos seus projectos, tendo sido morto em combate durante a Primeira Guerra Mundial, em Monfalcone, Itália.






Fontes[editar | editar código-fonte]


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.