Antonio da Ponte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Fotografia da Ponte de Rialto em 1875, obra do veneziano Antonio da Ponte.

Antonio da Ponte (Veneza, 1512 - 1595) foi um arquiteto e engenheiro veneziano.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Antonio da Ponte foi autor de muitas estruturas mas é conhecido sobretudo pela reconstrução da Ponte de Rialto em Veneza. Depois de uma ponte com estrutura original de madeira ter colapsado repentinamente, as autoridades venezianas decidiram reconstruí-la com pedra. Para tal, convocou-se um concurso público em 1587. Para surpresa de arquitetos famosos, como Michelangelo ou Andrea Palladio, que se apresentaram a concurso, ganhou Antonio da Ponte. O seu desenho simples, baseado na anterior ponte de madeira, era composto por um único arco, coberto nos lados com arcadas que serviam para albergar lojas e com duas rampas que se unem numa secção central. Apesar da sua simplicidade, a Ponte de Rialto é a mais antiga da cidade e um dos seus monumentos mais destacados. A peculiaridade desta ponte é que parece romper com a tradição arquitetónica de construir pontes de tipo romano baseadas na estrutura de arco de volta perfeita com uma nova tipologia de arco rebaixado. Mas neste caso a inovação é apenas visual, porque se trata igualmente de um arco de volta perfeita, só que Antonio da Ponte ocultou sob o nível da água as bases do arco que só visualmente parece rebaixado.

Na construção desta obra foi ajudado por seu sobrinho Antonio Contino, que se dedicaria à arquitetura em fase posterior, desenhando a também famosa Ponte dos Suspiros.

Em 1841 o arquiteto parisiense Antoine Rondelet escreveu um tratado no qual lança dúvidas sobre a autoria original da ponte de Rialto, indicando as suspeitas semelhanças entre o projeto vencedor de da Ponte e o entregue por Vincenzo Scamozzi.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Antonio da Ponte