Antropoceno

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde outubro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

O termo Antropoceno é usado por alguns cientistas para descrever o período mais recente na história do Planeta Terra. Ainda não há data de início precisa e oficialmente apontada, mas muitos consideram que começa no final do Século XVIII, quando as atividades humanas começaram a ter um impacto global significativo no clima da Terra e no funcionamento dos seus ecossistemas. Esta data coincide com a invenção do Motor a vapor por James Watt em 1784. Outros cientistas consideram que o Antropoceno começa mais cedo, como por exemplo no advento da agricultura.

O termo[editar | editar código-fonte]

O termo foi criado pelo vencedor do Prêmio Nobel de Química Paul Crutzen, que considera a influência humana no funcionamento do planeta tão significativa que justifica a entrada do mesmo em uma nova era geológica na Escala de tempo geológico.

O uso deste termo como um conceito oficialmente aceito no âmbito da geologia ganhou novo ímpeto em 2008, com a publicação de dois novos estudos apoiando esta ideia.

Ver também[editar | editar código-fonte]