Anycast

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde fevereiro de 2008). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Diagramas de
Encaminhamento

Cast.svg

  • anycast

Anycast.svg

Broadcast.svg

Multicast.svg

Unicast.svg

Anycast é uma forma de encaminhamento onde os dados são distribuídos “ao destino o mais próximo” ou “melhores” definido pelo routing da rede. Compare com unicast, broadcast e multicast.

  • No unicast, há uma associação um-para-um entre o endereço de origem e endereço destino.
  • Na broadcast e no multicast, há uns um-à-muitos associação entre endereços de rede e endpoints de rede: cada endereço de destino identifica um jogo dos endpoints do receptor, a que toda a informação replicada.
  • No anycast, há também uns um-à-muitos associação entre endereços de rede e endpoints de rede: cada endereço de destino identifica um jogo de endpoints do receptor, mas somente um deles é escolhido em todo o tempo dado para receber a informação de qualquer remetente dado.

Na Internet, o anycast é executado geralmente usando o BGP para anunciar simultaneamente à mesma faixa de endereço IP do destino de muitos lugares diferentes na Internet. Isto resulta nos pacotes dirigidos aos endereços de destino nesta escala que está sendo distribuída ao ponto “o mais próximo” na rede que anuncia o IP address dado do destino.

O anycast serve melhor para os protocolos connectionless (construídos geralmente sobre UDP), ao invés dos protocolos orientados à conexão, como o TCP ou o UDP baseados em protocolos que mantêm seu próprio estado, já que o receptor selecionado para toda a fonte dada pode mudar de tempo em tempo como a mudança otimizada das rotas, quebrando silenciosamente quaisquer conversações que puderem estar em andamento naquele momento. Para os protocolos stateful onde se requer que uma sessão inteira use o mesmo usuário, sistemas como os geodns são mais apropriados.

Para esta razão, o anycast é usado geralmente como uma maneira fornecer a disponibilidade elevada e balanceamento de carga para serviços sem estado, como o acesso a dados replicados.