Anyphaenidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAnyphaenidae
Anyphaena accentuata

Anyphaena accentuata
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Arachnida
Ordem: Araneae
Subordem: Araneomorphae
Superfamília: Dictynoidea
Família: Anyphaenidae
Bertkau, 1878
Diversidade
56 genera, 506 species
Distribuição geográfica
Distribution.anyphaenidae.1.png
Géneros

 e muitos mais.

Aysha velox (macho).

Anyphaenidae é uma família de aranhas que inclui numerosos géneros e espécies com distribuição natural alargada a vastas áreas das regiões temperada, tropical e subtropical.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Os membros da família Anyphaenidae distinguem-se das outras aranhas por terem o espiráculo abdominal colocado na parte inferior do abdómen numa posição situada entre um terço e metade do da distância entre as fieiras e a parte anterior do sulco epigástrica. Na maioria das aranhas o espiráculo é apenas anterior às fiandeiras.

Como acontece com as aranhas da família Clubionidae, os membros da família Anyphaenidae têm oito olhos dispostos em duas fileiras e fieiras anteriores cónicas.

Constroem abrigos de seda, em forma de sacos, geralmente posicionados na porção terminal de plantas, entre as folhas, ou partes soltas da casca de árvores ou ssob rochas.

A família é extensa, com cerca de 500 espécies distribuídas por mais de 50 géneros. Inclui géneros comuns, como Anyphaena (apenas ausente da África tropical e da Ásia) e Hibana (presente nas Américas). Apenas uma espécie, Anyphaena accentuata, tem distribuição natural no noroeste da Europa.

Alguma espécies do género Hibana são predadores importantes em vários sistemas agrícolas, especialmente culturas arborícolas (pomares). As aranhas deste género são capazes de detectar e predar ovos de insectos, apesar da sua acentuada deficiência visual. Compartilham essa capacidade com algumas aranhas da família Miturgidae. A espécie Hibana velox é comum na América do Norte.

Sistemática[editar | editar código-fonte]

A família Anyphaenidae inclui as seguintes subfamílias e géneros:[1]

Notas

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Anyphaenidae
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Anyphaenidae