Aotus jorgehernandezi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaAotus jorgehernandezi1
Taxocaixa sem imagem
Estado de conservação
Status none DD.svgDados insuficientes (IUCN 3.1) 2
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Primates
Família: Aotidae
Género: Aotus
Espécie: A. jorgehernandezi
Nome binomial
Aotus jorgehernandezi
Defler and Bueno, 2007
Distribuição geográfica
Hernandez-Camacho's Night Monkey area.png

Aotus jorgehernandezi é uma espécie macaco-da-noite, um Macaco do Novo Mundo, da família Aotidae. Foi descrito em 2007 por Thomas Defler e Marta Bueno. Possui o pescoço de cor cinza e uma mancha cinz sobre cada olho, separados por uma banda perta. Possui 50 cromossomos, o que o q diferencia dos outros do gênero Aotus. Ocorre na Colômbia, a oeste dos Andes, entre Quindío e Risaralda.1 É possível que ocorre no Parque Nacional Tatamá. Sua distribuição geográfica é sobreposta com Aotus zonalis.2 Seu nome é uma homenagem ao biólogo colombiano Jorge Hernández-Camacho.1

Referências

  1. a b c Defler, T. R., & Bueno, M. L.. (2007). "Aotus Diversity and the Species Problem". Primate Conservation 2007 (22): 55–70.
  2. a b Morales-Jiménez, A.L. & Link, A. (2008). Aotus jorgehernandezi (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 24 de março de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre Macacos do Novo Mundo, integrado ao WikiProjeto Primatas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.