Aoufous

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Marrocos Aoufous
أوفوس
Aoufouss
 
—  Comuna rural  —
A porta Bab Jdid do alcácer Ksar Lamaarka (ou El Marka), situado a menos de 10 km a sul de Aoufous
A porta Bab Jdid do alcácer Ksar Lamaarka (ou El Marka), situado a menos de 10 km a sul de Aoufous
Aoufous está localizado em: Marrocos
Aoufous
Localização de Aoufous em Marrocos
31° 41' 47" N 4° 11' 11" O
Região Meknès-Tafilalet
Província Errachidia
Altitude 900 m (2 953 pés)
População (2004)[1]
 - Comuna rural 11 546
 - Urbana 1 272
Zoco semanal quinta-feira
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aoufous

Aoufous ou Aoufouss (pronúncia: aufus ou aufuze; em árabe: أوفوس) é uma aldeia e comuna (município) rural do sudeste de Marrocos, que faz parte da província de Errachidia e da região de Meknès-Tafilalet. Em 2004, comuna tinha 11 546 habitantes, dos quais 1 272 viviam na aldeia.[1] A aldeia situa-se num palmeiral do vale do Ziz, sensivelmente a meio caminho entre Errachidia e Erfoud, à beira da estrada N13.

As principais atrações turísticas são o palmeiral, as paisagens desérticas do vale do Ziz e o souk (mercado) semanal. Nas proximidades encontram-se vários ksour (plural de ksar ou "alcácer", fortalezas ou aldeias fortificadas), nomeadamente o de Aoufous, o de Ksar Lamaarka (ou El Marka), situado a menos de 10 km a sul da aldeia de Aoufous, e o de Ksar Maadid, na aldeia de Maadid, situada a pouco mais de 25 km a sul de Aoufous, que se considera o limite norte da região histórica de Tafilalet, berço da Dinastia Alauita, a que pertence o atual rei de Marrocos.

Entre Aoufous e Maadi há diversos géisers de água quente salgada rica em sais de ferro[a] e mais para sul, já perto de Erfoud, há algumas dunas e situa-se o início do grande palmeiral de Tizimi.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Ellingham, Mark; McVeigh, Shaun; Jacobs, Daniel; Brown, Hamish. The Rough Guide to Morocco (em inglês). 7ª. ed. Nova Iorque, Londres, Deli: Rough Guide, Penguin Books. 824 pp. p. 560. ISBN 9-781843-533139.
  1. a b Recensement général de la population et de l'habitat 2004 (em francês) www.hcp.ma Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. Visitado em 10 de dezembro de 2011.
[a] ^ "Eau ferrugineuse" (água ferriginosa) em francês; "chalybeate em inglês. Ver artigos «Eau ferrugineuse» na Wikipédia em francês ou «Chalybeate» na Wikipédia em inglês.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.