Aousserd

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saara Ocidental Aousserd

Auserd, Ausert, Awsard

 
  Comuna rural  
Localização
Aousserd está localizado em: Saara Ocidental
Aousserd
Localização de Aousserd no Saara Ocidental
Coordenadas 22° 33' N 14° 20' O
País Saara Ocidental (de jure)

Marrocos (de facto)

Região (1997-2015) Oued Ed-Dahab-Lagouira
Província Aousserd
Características geográficas
População total (2004) [1] 5 832 hab.
Altitude 300 m
Código postal 74002
Território do Saara Ocidental sob o controle de Marrocos

Aousserd, Auserd, Ausert ou Awsard é uma pequena cidade e comuna rural do Saara Ocidental administrada de facto por Marrocos, que a considera parte do seu território. Faz parte da província homônima, que faz parte da região de Oued Ed-Dahab-Lagouira. Segundo o censo marroquino de 2004 tinha 5 832 habitantes.[1]

Situa-se a 270 km por estrada a sudeste de Dakhla. Apesar do nome, a capital da província de Aousserd é atualmente Bir Gandus, situada cerca de 250 km a oeste-sudoeste em linha reta de Aousserd. A cidade tem poucas estruturas permanentes ou casas, pois muitos dos residentes são beduínos saaráuis que conservam o estilo de vida nómada tradicional e que vivem em tendas e só passam por Aousserd uma parte do ano ou estão apenas de passagem.

Auserd é também o nome de um campo de refugiados saaráuis situado a sul de Tindouf, na Argélia, o qual alberga cerca de 20 000 pessoas.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Ausert», especificamente desta versão.
  1. a b Royaume du Maroc - Haut-Comissariat au Plan. «Recensement général de la population et de l'habitat 2004» (PDF). www.lavieeco.com (em francês). Jornal La Vie éco. Consultado em 27 de fevereiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Saara Ocidental é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Marrocos, integrado ao Projeto África é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.