Apache Portable Runtime

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Apache Portable Runtime
Desenvolvedor Equipe de desenvolvimento do APR
Modelo do desenvolvimento Software Livre
Versão estável 1.4.8 (21 de junho de 2013; há 43 semanas e 1 dia)
Escrito em C
Sistema operativo Multiplataforma
Gênero(s) API
Licença Apache 2.0
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial apr.apache.org (em inglês) , acessado pela última vez há 42 semanas e 1 dia

A Apache Portable Runtime (APR) é uma biblioteca de suporte para o servidor web Apache. Ela possui um conjunto de APIs que mapeiam funções do sistema operacional (SO). Quando um SO não suporta determinada função, a APR define uma substituta. Além disso, a APR pode fazer com que um programa seja verdadeiramente portável entre várias plataformas.

Originalmente, a APR era parte do servidor Apache, mas foi separada em um outro projeto pela Apache Software Foundation. Atualmente utilizada por outras aplicações que necessitam de independência de plataforma.

Atualmente o servidor Tomcat também pode usar a APR, fazendo com que parte de suas funcionalidades sejam executadas em código nativo e otimizado.

As funcionalidades independentes de plataforma disponibilizadas pela APR, são:

Projeto similares[editar | editar código-fonte]

  • Glib é uma biblioteca que disponibiliza funcionalidade similar, mas é muito mais extensível, suportando muito mais estruturas de dados e funções independentes de SO.
  • NSPR é uma biblioteca independente de plataforma utilizada no projeto Mozilla. Em adição as funcionalidades básicas, ela disponibiliza funcionalidade para GUI.
  • Adaptive Communication Environment (ACE) é uma biblioteca orientada a objetos com funcionalidade similar a APR. Ela é utilizada largamente em produtos comerciais.
  • WxWidgets é uma biblioteca GUI, independente de plataforma e orientada a objetos. Ela disponibiliza classes para abstração do acesso a base de dados, IPC e funcionalidade de rede.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]