Apagão no sul de Portugal em 2000

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
As cegonhas, como a que causou o Apagão no sul de Portugal em 2000, muitas vezes fazem os seus ninhos em torres de alta tensão.

O apagão no Sul de Portugal em 2000 foi um importante apagão que deixou a metade sul do país, incluindo Lisboa, sem energia eléctrica durante duas horas. Ocorreu pouco depois das 22:00 (hora local) no dia 9 de Maio de 2000.[1] O apagão deixou a capital Lisboa na completa escuridão[carece de fontes?]. Imediatamente foi reforçada a segurança policial na cidade[carece de fontes?], mas não se detectou nenhum aumento da actividade criminal[carece de fontes?].

A EDP a principal companhia eléctrica portuguesa, informou mais tarde que a causa do apagão foi devido à eletrocussão de uma cegonha. Como resultado, esta história apareceu na secção de curiosidades de alguns jornais europeus[carece de fontes?].

Referências

  1. «Apagões já deixaram às escuras vários milhões de pessoas». Público. 11 de novembro de 2009. Consultado em 2 de junho de 2011. Arquivado do original em 15 de novembro de 2009