Apeú

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Apeú surgiu com a construção da Estrada de Ferro Belém - Bragança, onde em 1885 os trilhos chegaram ao povoado do Apeú. Hoje é considerada uma vila distrital da cidade de Castanhal, no estado do Pará. Mais conhecida como Vila do Apeú, e reconhecida pelos correios como um bairro, esse lugar cresce aos poucos, devido a sua localização e atrativos turísticos como: O Balneário do Rio Apeú, as margens do rio com mesma denominação, do Carnapeú, evento carnavalesco que atrai milhares de pessoas a vila e da Grande Romaria de Nossa Senhora de Nazaré, comemorado no terceiro Domingo de Outubro, levando dezena de milhares de romeiros em procissão acompanhando a imagem até a igreja de Nossa Senhora de Nazaré, na Vila do Apeú. Sendo considerado a segunda maior romaria do Estado do Pará.

a vila do apeú possue atualmente população estimada em 12.000 habitantes e sua população vive basicamente do trabalho em fábricas que se localizam as proximidades da vila, no comércio de castanhal e tambem da agricultura. Apeú significa, em língua tupi, o caminho das águas de ouro, ou seja, das flores amarelas em abundância pelo rio, expressão essa que os índios usavam para orientar os colonizadores.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.