Apis dorsata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaApis dorsata
Colmeia de Apis dorsata

Colmeia de Apis dorsata
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hymenoptera
Subordem: Apocrita
Superfamília: Apoidea
Família: Apidae
Subfamília: Apinae
Tribo: Apini
Género: Apis
Espécie: A. dorsata
Distribuição geográfica
Apis dorsata distribution map.svg

A Apis dorsata (abelha-gigante-asiática ou abelha-gigante) é uma espécie de himenóptero da família Apidae. É uma abelha melífera nativa do Sudeste Asiático, Malásia, Indonésia e Austrália.

A área de distribuição das abelhas-gigantes sobrepõe-se à da pequena abelha Apis florea: Paquistão, talvez partes do Afeganistão, sudoeste do subcontinente indiano, Sri Lanka, Indonésia e leste da Filipinas. A sua distribuição de norte a sul estende-se do sul da China até à Indonésia e é encontrada na Nova Guiné e Austrália.

Nidificam numa colmeia como a Apis florea, suspensa dos ramos das árvores ou falésias. A altura a que se encontram as colmeias vai dos 3 aos 25 metros acima do solo.

A Apis dorsata tem um comportamento defensivo muito desenvolvido, atacando com ferocidade a mais de 100 metros os predadores.

Em muitos lugares, a chegada das colónias de Apis dorsata é um acontecimento anual, que ocorre no final da estação das chuvas ou no principio da estação seca, quando várias espécies de plantas nectaríferas estão em floração. Este fenómeno conduz à especulação de que a Apis dorsata tem um padrão fixo na sua rota migratória anual.

Uma colmeia natural de Apis dorsata. A parte inferior mostra alguns favos vazios.

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Apis dorsata
Ícone de esboço Este artigo sobre artrópodes é um esboço relacionado ao Projeto Artrópodes. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.