Apocalipse Copta de Paulo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Apocalipse Copta de Paulo é um dos textos gnósticos encontrados nos códices da Biblioteca de Nag Hammadi (Códice V). O texto não deve ser confundido com o Apocalipse de Paulo, com o qual provavelmente não tem relação.
Ele foi mencionado por Epifânio como sendo o trabalho dos Cainitas, que veneravam Caim como sendo o Messias, pois, na visão deles, o Deus do Velho Testamento, que eles chamavam de Yaldabaoth, era maligno.
O texto Gnóstico descreve a ascensão de Paulo através de vários estágios do Ceú, com Yaldabaoth (descrito como um velho num trono) tentando evitar. Uma alma que não tem conhecimento (Gnosis) requerido para derrotar Yaldabaoth é enviada de volta, na visão, para ser reincarnada.
Este texto também foi utilizado pelos Setianos1 .