Apollo 4

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Apollo program insignia.png
O Saturno V AS-501 usado na missão Apolo 4 na plataforma de lançamento do Centro Espacial John F. Kennedy, em 9 de novembro de 1967.

Apollo 4 foi um voo teste não tripulado, realizado em 9 de novembro de 1967, em missão para o Projeto Apollo da NASA (agência espacial dos EUA).

A nave Apollo 4 foi o primeiro lançamento do foguete Saturno V, para teste orbital do foguete e sistemas de voo da cápsula.
A contagem regressiva de 104 horas começou em 30 de outubro e, após atrasos, o lançamento ocorreu em 9 de novembro de 1967. Lançado com sucesso do Cabo Canaveral, o voo teve duração de 8h37min e a nave foi recuperada sem problemas.
A nave Apollo 4 (Apollo-Saturn 501) foi reprojetada após o acidente ocorrido com a Apollo 1 que vitimou os astronautas Virgil "Gus" Ivan Grissom, Edward Higgins White II e Roger Bruce Chaffee em janeiro de 1967, e recebeu esse nome em homenagem a eles.
Nenhuma missão recebeu os nomes de Apollo 2 e Apollo 3.

Ver também[editar | editar código-fonte]