Apollo 5

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde fevereiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Apollo program insignia.png
Insígnia do Projeto Apollo 5

Apollo 5 foi o primeiro voo teste não tripulado do Módulo Lunar Apollo (LM-1) para o Projeto Apollo da NASA (agência espacial dos EUA), realizado em 22 de janeiro de 1968.
Após vários problemas técnicos com o Módulo Lunar e 8 meses de atraso, a Apollo 5 (AS-204) foi lançada em órbita pelo foguete Saturno IB. O Saturno IB era o foguete da Apollo 1, que salvo do acidente, foi reutilizado para lançar a missão Apolo 5.
O lançamento foi da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral (Flórida, EUA), e o voo teve duração de 11h10min.
A missão da Apollo 5 era testar no espaço o Módulo Lunar, seus motores, estágios (subida e descida) e sistemas operacionais, simulando futuras situações de Alunissagem.
Foram realizadas diversas manobras espaciais e houve problemas com o software do computador de bordo. Os controladores da missão tiveram que optar por uma programação alternativa e após quatro órbitas a missão estava encerrada.

Apollo 5

Ver também[editar | editar código-fonte]