Apple IIc Plus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde janeiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Apple IIc Plus
Computador pessoal
Apple IIc Plus (front).jpg
Vista frontal do Apple IIc Plus.
Sistema operativo: ProDOS, UCSD Pascal
Microprocessador: WDC 65C02 em 4,00 MHz
Memória: 128 KiB (base) — 1 MiB (máxima)
Sítio: URL não preenchido. Favor adicionar.
Portal Tecnologias da informação

O Apple IIc Plus foi o sexto e último modelo da linha Apple II de computadores pessoais, produzido pela Apple Computer. O "Plus" no nome era uma referência às características adicionais por ele oferecidas, em relação ao Apple IIc original, tal como maior capacidade de armazenamento (um drive embutido de 3" 1/2, substituindo o anterior, de 5" 1/4), velocidade de processamento aumentada e padronização geral dos componentes do sistema. Numa mudança de direção notável, o Apple IIc Plus, em grande parte, não introduziu novas tecnologias nem foi responsável por qualquer avanço evolutivo da série Apple II, mas meramente integrou periféricos existentes no design do Apple IIc original. O desenvolvimento da máquina de 8 bits foi criticado dentro da própria Apple por pessoas mais interessadas no significativamente mais avançado Apple IIGS, de 16 bits. Todavia, como um IIgs portátil poderia impactar nas vendas do Macintosh e era necessário enfrentar a concorrência agressiva dos novos modelos do clone Vtech Laser 128, a resposta foi fazer uma versão "turbinada" do IIc. Todavia, por vários motivos, inclusive de marketing (ou da falta dele), o IIc Plus teve vida curta em comparação aos seus predecessores.

Especificações técnicas[editar | editar código-fonte]

Placa-mãe do IIc Plus, normalmente inacessível (sistema fechado): MIG e SRAM de 2 KiB (1), conector de modem interno (2), cache dual de 8 KiB para UCP (3), acelerador ASIC (4), 65C02 de 4 MHz (5) e conector de expansão de memória (6).
UCP WDC 65C02 em 1,00 ou 4,00 MHz (selecionável pelo usuário)
RAM 128 KiB (base) — 1 MiB (máxima)
ROM 32 KiB
Teclado 62 teclas com teclas de cursor
Gráficos texto: 40x24 ou 80x24 linhas; gráficos: 40x48 (16 cores) / 80x48 (16 cores) / 280x192 (6 cores) / 140x192 (16 cores) / 560x192 (monocromático)
Som um canal (alto-falante embutido)
Periféricos Monitor de vídeo, joystick/mouse, monitor RGB, acionador de disco, 2 portas RS232C.
Armazenamento 1 drive de 3" 1/2, 800 KiB, ejeção de disquete por software.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]