Applebee's

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Applebee´s é uma rede de restaurantes fundada na cidade de Atlanta (Geórgia), Estados Unidos em novembro de 1980, por Bill e P.J. Palmer. A ideia era criar um restaurante que oferecesse os melhores serviços para seus clientes: boa comida, preço moderado e ótimo atendimento. Hoje, o conceito internacional da rede é o “neighborhood grill”, que traduz a preocupação em transmitir ao cliente um ambiente confortável e aconchegante. O conceito tornou a rede líder mundial no segmento de restaurantes com conceito Casual Dining em 14 países, com previsão de alcançar 3 mil unidades nos próximos anos.[1] [2]


As lojas refletem a energia da região em que estão instaladas. Nos EUA, é possível encontrar fotografias, objetos e ícones de cada comunidade. No Brasil, a rede optou por um estilo que caracterize a semelhança entre os dois países, além de uma atmosfera aconchegante que lembre o ambiente caseiro.

Outras informações[editar | editar código-fonte]

Applebee`s Restaurant Riyadh
  • Foi fundada em Atlanta, Geórgia, em novembro de 1980, por Bill e T. J. Palmer. A meta dos Palmers era ter um restaurante que oferecesse boa comida, serviço de qualidade e ambiente familiar a um preço aceitável.
  • Em 1982 eles abriram o segundo restaurante em Atlanta, e em 1983, para atingir o sonho de expansão nacional, venderam o conceito Applebee´s à W. R. Grace and CO.. Como parte do acordo, Bill Palmer foi nomeado presidente do Applebee´s, onde desenvolveu o sistema de franquias. Em 1985, Bill Palmer tornou-se franqueado, e hoje possui mais de 36 lojas.
  • Em 1986 o nome mudou para Applebee´s Neighborhood Grill and Bar, para refletir o conceito original dos Palmers: um lugar que as pessoas podem chamar de seu.
  • Em 1988, o Applebee´s International, Inc. tornou-se o master franqueador, quando os franqueados de Kansas City, Abe Gustin e John Hamra, compraram os direitos sobre o Applebee´s junto à W.R. Grace and CO.
  • Em 1989 a Applebee´s International, Inc. fez a primeira oferta pública de ações, seguidas por outras duas em 1992 e 1995. Hoje as ações são negociadas na NASDAQ sob a sigla APPB.
  • Quando o Applebee´s International, Inc. adquiriu o Applebee´s em 1988, havia 54 restaurantes. Em 1998 o Applebee´s tornou-se a primeira rede de restaurante com conceito de Casual Dining com 1.000 restaurantes.
  • Hoje com mais de 2000 restaurantes é a maior rede com o conceito de Casual Dinning no mundo. Nos últimos 14 anos (1993 – 2007) o Applebbe´s abriu 100 ou mais novos restaurantes por ano. A estimativa do mercado potencial para o Applebee´s nos EUA é de 3000 restaurantes.
  • Opera restaurantes em 49 estados dos EUA, e em 17 paises diferentes.
  • De acordo com a “Nation´s Restaurant News” o Applebee´s é a 9 ª rede em vendas no mercado de comer fora, e a primeira em vendas, número de unidades e participação de mercado.
  • O sistema é 76% franqueado e 24% próprio e existem 50 franqueados nos EUA média de 24,32 restaurantes por franqueado.

Applebee's no Brasil[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Judge orders mediation in Applebee's lawsuit. Kansas City Business Journal (October 12, 2007). Página visitada em April 10, 2012.
  2. Prewitt, Milford (October 21, 2007). Applebee’s wages fight over nontipped duties. Nation's Restaurant News. Página visitada em April 10, 2012.