Application Service Provider

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Application Service Provider, também conhecido pelo acrónimo ASP, é a denominação dadas às empresas que disponibilizam serviços ou aplicações informáticas com base na web. Não confundir este tipo de empresas com os ISP.
ASPs são, essencialmente, um meio de as empresas externarem alguns ou quase todos os recursos de Tecnologia da Informação dos quais necessitam. Os ASPs provêm serviços diretamente aos usuários finais, como uma espécie de aluguel de sistemas, visando economia e excluindo a necessidade de compra de Softwares.
Segundo o ASPnews.com existem 5 subcategorias para os ASPs:
- Corporativos;
- Regionais ou Locais;
- Especialistas;
- para Mercados Específicos;
- por Volume de Negócios.

Disponibilizar soluções com o conceito ASP tem sido uma tendência entre as empresas de TI, movida inclusive por um interesse maior dos contratantes em reduzir custos para implantação de projetos.

Atualmente o termo ASP tem caído em desuso, sendo substituído pelo termo SaaS (Software as a Service).

O conceito de ASP ainda encontra algumas empresas reticentes em disponibilizar suas bases de dados fora de sua estrutura interna por questão de segurança mas, experiências bem sucedidas e o aperfeiçoamento dos contratos de nível de serviço têm encorajado mais empresas a optarem por esse tipo de aplicação.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.