Aqueduto de Valente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem do Aqueduto
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aqueduto de Valente

O Aqueduto de Valente (em turco: Bozdoğan Kemeri, "Aqueduto do Falcão Cinzento"; em grego clássico: Ἀγωγός του ὕδατος; transl.: Agōgós tou hýdatos, "aqueduto") está situado na parte europeia de Istambul, na Turquia. Sua construção se finalizou sob o reinado do imperador bizantino Valente no ano 368, mas as obras provavelmente começaram sob o comando de Constantino I ou Constâncio II. Construído entre a terceira e a quarta colina da cidade antiga, se utilizava para trazer água para a fonte monumental (ninfeu) desde o bosque de Belgrado.

Tem 64 m de altura desde o nível do mar e 20 m desde sua base. Em sua origem tinha 1 km de longitude, mas atualmente apenas se conservam 600 m no bairro de Unkapani e 200 m em Beyazıt. Os materiais que se usaram para a construção do aqueducto, tanto as pedras grandes da parte inferior como as pequenas da parte superior, trouxeram das muralhas da cidade antiga de Calcedónia.


Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço relacionado ao Projeto Europa e ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.