Aquele Abraço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Aquele Abraço é uma canção do cantor e compositor Gilberto Gil, composta em 1969, que menciona pessoas, bairros, clubes, escolas de samba e figuras cotidianas do Rio de Janeiro.

Segundo alguns, o "abraço" descrito nesta música remete aos braços do Cristo Redentor que abençoa toda a cidade, como a menção ao bairro de Realengo, é uma clara e manifesta provocação aos militares do período da ditadura, tendo em vista que Gilberto Gil ficou preso na Escola Militar do Realengo, hoje Cmdo da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada na Praça do Canhão. Gil escreveu a música durante seu exílio em Londres.

A canção já alcançou um patamar de ícone da cultura popular brasileira e foi realizada por artistas Marisa Monte e Seu Jorge na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres, como parte da visualização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro.

A banda inglesa Bow Wow Wow, coordenada por Malcolm McLaren gravou, em 1981, uma versão em inglês da música, intitulada Hello, Hello Daddy (I'll Sacrifice You). Também foi gravado pelo cantor Tim Maia e por Elis Regina.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.