Aquele Abraço

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde janeiro de 2015). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Aquele Abraço é uma canção do cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil, composta em 1969, que menciona pessoas, bairros, clubes, escolas de samba e figuras cotidianas do Rio de Janeiro. [1]

Segundo alguns, o "abraço" descrito nesta música remete aos braços do Cristo Redentor que abençoa toda a cidade; como a menção ao bairro de Realengo, é uma clara e manifesta provocação aos militares do período da ditadura, tendo em vista que Gilberto Gil ficou preso na Escola Militar do Realengo, hoje Cmdo da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada na Praça do Canhão.

Gilberto Gil compôs essa música em 1969, ano em que o Fluminense havia sido campeão carioca em cima do Flamengo vencendo o jogo por 3 a 2. Gil, Tricolor, estava lá no Maracanã e vendo a triste massa rubro-negra indo embora ele mandou outro irônico "abraço" como se dissesse "valeu, o importante é competir".[2] Gil lançou a música durante seu exílio em Londres como parte do álbum homônimo,[3] logo após gravar a base do disco, voz e violão, em Salvador com auxílio de Rogério Duprat.[4]

A canção já alcançou um patamar de ícone da cultura popular brasileira e foi executada por Marisa Monte e Seu Jorge na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres, como parte da visualização dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro.

A banda inglesa Bow Wow Wow, coordenada por Malcolm McLaren gravou, em 1981, uma versão em inglês da música, intitulada "Hello, Hello Daddy (I'll Sacrifice You)". Também foi gravado pelos cantores Tim Maia, Jorge Ben Jor e por Elis Regina.

Referências