Aquinco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Localização da cidade no Império Romano.

Aquinco[1] [2] (em latim: Aquincum) era uma cidade romana situada fronteira noroeste da província da Panônia, no Império Romano. As ruínas da cidade hoje podem ser encontradas nos limites da atual Budapeste, a capital da Hungria. Acredita-se que Marco Aurélio tenha escrito ao menos uma parte de suas Meditações em Aquinco.

História[editar | editar código-fonte]

Originalmente povoada pelos araviscos, uma tribo celta, e chamada de Ak-ink ("Água abundante") por causa das fontes termais nas redondezas, Aquinco serviu de base militar (castro) e como parte do sistema romano de proteção de fronteiras (limes). Por volta de 41-54, uma unidade com 500 cavaleiros chegou à cidade e uma legião romana de 6.000 homens estava ali em 89 A cidade gradualmente cresceu à volta do forte e, após a Panônia ter sido reorganizada pelos romanos em 106, Aquinco se tornou a capital da Panônia Inferior. A cidade tinha por volta de 30.000 a 40.000 habitantes no final do século II d.C. e cobria uma parte significativa do que hoje é o distrito de Óbuda dentro de Budapeste. Ruínas da antiga cidade romana podem ser vistas em outras partes de Budapeste também, notavelmente Contra-Aquinco e o anfiteatro.

Referências

  1. Harvey 1991, p. 7
  2. Numancia 2002, p. 160

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Harley, P. D. A.. Medieval maps. [S.l.]: British Library, 1991. ISBN 0712302328
  • Numancia, Claudio Rutilio; Claudi Rutili Namacià. El retorno. Universidade de Michigan: Ed. Gredos, 2002.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Aquinco
Ruínas de Aquinco

Galeria[editar | editar código-fonte]