Aríston de Esparta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Aríston (em grego: Ἀρίστων) foi rei da cidade-Estado grega de Esparta de 536 a.C. até 510 a.C. [1] ano da sua morte, pertenceu à Dinastia Euripôntida.

O historiador Heródoto lista Hipocrátides como seu antecessor, enquanto Agásicles é citado pelo geógrafo Pausânias como tendo precedido-o no trono de Esparta.

Aríston e a paternidade de Demarato[editar | editar código-fonte]

Aríston teve duas esposas, mas não teve filho com nenhuma delas[2] . Decidido a ter um herdeiro, e desejando a esposa do seu melhor amigo, Ageto, filho de Alcides, ele pensou em uma artimanha para tomá-la[2] .

Aríston combinou com Ageto que eles deveriam trocar presentes, cada um dizendo ao outro o que mais quer das suas propriedades, e fizerem um juramento de cumprir isto[3] . Depois que Ageto recebeu seu presente, Ariston exigiu a esposa de Ageto, e este foi obrigado a entregá-la[3] .

Aríston largou sua segunda esposa, e se casou com a ex-esposa de Ageto[4] . Menos de dez meses depois, quando Aríston, em reunião com os éforos, recebeu a notícia do nascimento de Demarato, ele faz as contas e disse em voz alta que o filho não era dele[4] . Porém, quando Demarato cresceu, Aríston se convenceu de que ele era seu filho[4] .

Posteriormente, quando Demarato foi destituído do cargo de rei, ele perguntou à sua mãe quem era seu pai; ela responde que, na terceira noite em que ela estava na casa de Aríston, apareceu um homem igual a Aríston, e que deixou umas grinaldas com ela[5] . Quando Aríston ouviu esta história, e negou que foi ele que deixou as grinaldas, o casal concluiu que quem esteve lá era o herói Astrabacus, de um templo próximo; assim, Demarato seria filho de Aríston ou filho de um deus[5] .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Charles Crosthwaite, Synchronology, a treatise on the history, chronology and mythology of the ancient Egyptians, Greeks and Phœnicians (1839), Chapter XII, Of Spartan Kings and Athenian Archons, Heraclideae, Kings of Sparta, p.138 [google books]
  2. a b Heródoto, Histórias, Livro VI, Erato, 61 [pt] [el] [el/en] [ael/fr] [en] [en] [en] [es]
  3. a b Heródoto, Histórias, Livro VI, Erato, 62 [pt] [el] [el/en] [ael/fr] [en] [en] [en] [es]
  4. a b c Heródoto, Histórias, Livro VI, Erato, 63 [pt] [el] [el/en] [ael/fr] [en] [en] [en] [es]
  5. a b Heródoto, Histórias, Livro VI, Erato, 69 [pt] [el] [el/en] [ael/fr] [en] [en] [en] [es]
Precedido por
Hipocrátides ou Agásicles
Rei euripôntida de Esparta
515 a.C. - 491 a.C.
Sucedido por
Demarato
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.