Arak

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde Outubro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Arak ou araq é uma bebida alcoólica destilada (~50%-63% vol. alc./~100-126 proof) da família do anis. É uma bebida clara, incolor, não adoçada, com sabor de anis, também classificada como aperitivo. É a bebida tradicional da Palestina, Israel, Líbano, Jordânia, Iraque,[1] e da Síria, e é muito semelhante ao ouzo grego, à zivania cipriota e ao raki turco.

Deve ser bebido diluído em água ou servido puro com gelo (on the rocks), quando adquire aspecto leitoso, é conhecido como "leite de camelo".[carece de fontes?]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo arak vem do árabe ﻋﺮﻕ (′araq), que significa "suor", e sua pronúncia varia de acordo com as diversas variantes do árabe: AFI[/ʕaraʔ, ʕaraɡ/]. O arak não deve ser confundido com outra bebida alcoólica de nome semelhante, arrack (conhecido em Bali também como arak). Outra termo semelhante é aragh (em armênio, արաղ), que na culinária da Armênia, Irã, Azerbaijão e da Geórgia é coloquialmente usado para se referir à vodka.

Referências

  1. Iraq: economic and commercial conditions in Iraq, Junta de Comércio da Grã-Bretanha, 1949.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arak
Ícone de esboço Este artigo sobre bebidas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.