Araponga (ave)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaAraponga
Procnias nudicollis

Procnias nudicollis
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Cotingidae
Género: Procnias
Illiger, 1811
Espécies
Ver texto.

A araponga é uma ave existente no Brasil e também no Paraguai e Argentina, produz som parecido ao de um martelo numa bigorna. As arapongas pertencem à família Cotingidae, género Procnias.

A araponga é conhecida em todo o Brasil pelo seu grito alto e estridente. Em outras regiões do país, ela é conhecida por guiraponga, ferreiro ou ferrador, sendo que esses dois últimos nomes vêm do seu grito, que imita com perfeição o trabalho de um ferreiro, primeiramente com uma lima e a seguir com a batida estridente de um martelo sobre a bigorna. O nome araponga é indígena e vem de ara (ave) e ponga (soar). A araponga do sudeste e sul, a Procnias nudicollis é ave famosa e infelizmente perseguida pelo trafico de aves o que faz com que tenha suas populações reduzidas. É considerada A voz da mata atlântica devido a habitar essa floresta e ser mencionada pelos primeiros viajantes e naturalistas que visitaram o Brasil nos séculos XIX e XVIII. Também é considerada como ave nacional do Paraguai.Sua preservação, portanto, adquire importância até mesmo cultural.

Três espécies de arapongas são encontradas no Brasil:

  • a Araponga (Procnias nudicollis), que é a mais encontradiça, mas, não sendo, porém, comum, habitando desde matas litorâneas da Bahia e Alagoas até o Rio Grande do Sul. O macho é todo branco, com a garganta e os lados da cabeça esverdeados, e a fêmea é totalmente esverdeada.
  • também a Araponga-do-nordeste (Procnias averano) que vive em Roraima e no Nordeste, onde se torna cada vez mais rara por causa da derrubada das matas, seu habitat natural e, principalmente, devido ao trafico de aves. Alguns ecologistas e entidades preservacionistas estão tentando a preservação desta espécie. As asas são pretas, o peito é branco, cabeça marrom e vários apêndices carnudos que "nascem" do seu pescoço como se fossem barba, de onde vem seu nome popular de "araponga-de-barbela".
  • e a Araponga-da-amazônia (Procnias alba), que habita o Amazonas na região do Rio Negro, mas pouco se sabe sobre ela.Recentemente foi encontrada em outras regiões da Amazônia, indicando que mais pesquisas poderão localizar populações desconhecidas. Por exemplo, foi localizada na Serra dos Carajás no Pará e também em Roraima.

Espécies[editar | editar código-fonte]

REFERÊNCIAS: http://www.wikiaves.com.br/araponga;

SICK, Helmut. Ornitologia Brasileira. Edição revista e ampliada por José Fernando Pacheco, Ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro,2001.

Ícone de esboço Este artigo sobre aves passeriformes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.