Aratinga nana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaAratinga nana
Jamaican Parakeet.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Aratinga
Espécie: A. nana
Nome binomial
Aratinga nana
(Vigors, 1830)

Aratinga nana é uma espécie de ave da família Psittacidae.

Pode ser encontrada nos seguintes países: Belize, Ilhas Caimão, Costa Rica, República Dominicana, Guatemala, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua e Panamá.

Os seus habitats naturais são: florestas subtropicais ou tropicais úmidas de baixa altitude e florestas secundárias altamente degradadas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Mede de 20 a 26 cm de comprimento. É de cor verde, com o peito verde-oliva e as pontas das asas azuis; possui um anel periocular (ao redor dos olhos) sem plumas, de cor esbranquiçada. O bico é da cor de osso e cinza, e as patas têm um tom cinza rosado. Possui uma grande cauda. Pesa em torno de 76 g. Não apresenta dimorfismo sexual. Sua esperança de vida supera os 15 anos.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Faz seu ninho em cupinzeiros e põe de 3 a 6 ovos. Alimenta-se de sementes, frutos, folhas e flores. Pode ser observado comendo nas árvores, em milharais e outros cultivos, ou sobrevoando em bandos de 20 exemplares ou aos pares.

Referências[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.