Arcangel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Brasão de Arkhangelsk

.

Porto de Arcangel em 1896
Margem do rio Dvina na actualidade

Arcangel, Arkangelsk ou ainda Arkhangelsk (russo: Архангельск) é a capital da província de Arkhangelsk, localizada na Rússia, na margem da Baía do Dvina, no Mar Branco. Sua população é de 348,783 habitantes no censo de 2010. Não existe mais a norte nenhuma cidade maior que Arcangel.

História[editar | editar código-fonte]

Já no século XII se tinha estabelecido o mosteiro ortodoxo russo de "São Miguel Arcanjo" na zona.

Arcangel foi fundada oficialmente por Ivan IV da Rússia em 1584 com o nome de Novokholmogory (em russo: Новохолмого́ры), nome que mudou para o actual em 1613 em honra do vizinho mosteiro.

Desde a sua fundação foi o porto mais importante da Rússia até à construção do porto de São Petersburgo em 1703 por ordem de Pedro I da Rússia (que a converteria depois em capital do Império Russo), a qual provocou que Arcangel entrasse numa profunda decadência no século XVIII (o comércio pelo Mar Báltico predominava sobre o do Mar Branco), mas o comércio voltou a florescer no século XIX, ao ficar completa a linha férrea com Moscovo.

De 1918 a 1920, durante a Guerra Civil Russa, foi ocupada pelas tropas anglo-americanas.

Economia[editar | editar código-fonte]

Actualmente continua a ser um importante porto apesar de estar coberto por gelo durante os meses de Inverno. Tem estaleiros e uma importante indústria naval e conserveira.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Commons
O Commons possui multimídias sobre Arcangel