Archibald Alison (advogado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Archibald Alison
Sir Archibald Alison
Nacionalidade Escócia escocês
Data de nascimento 29 de dezembro de 1792
Local de nascimento Kenley, Shropshire
Data de falecimento 23 de maio de 1867 (74 anos)
Local de falecimento Possilpark, Glasgow
Gênero(s) Direito, História
Ocupação advogado, historiador
Cidadania  Reino Unido
Alma mater Universidade de Edimburgo
Obra(s) de destaque Principles of the Criminal Law of Scotland (1832)
The Practice of the Criminal Law (1833)
History of Europe, 19 volumes (1833-)
Cônjuge Elizabeth Glencairn Tytler (1825-1874)
Parentes Pai: Rev. Archibald Alison
Irmão: Professor William Alison
Tio: Professor James Gregory
Primo: Professor William Gregory

Sir Archibald Alison, 1º Baronete FRSE (Kenley, Shropshire, 29 de dezembro de 1792 – Possilpark, Glasgow, 23 de maio de 1867) foi um advogado e historiador escocês. Ocupou vários proeminentes cargos legais. Era o filho mais novo do clérigo episcopal e escritor Archibald Alison. Seu irmão mais velho foi o médico e reformador social William Alison.

Juventude[editar | editar código-fonte]

Alison nasceu no presbitério em Kenley, Shropshire, filho do reverendo Archibald Alison e de sua esposa Dorothea Gregory, neta de James Ochoncar Forbes 17º Lorde de Forbes.[1]

Em 1800 seus pais retornaram com a família para Edimburgo, uma vez que seu pai achava que ele poderia dar a seus filhos uma educação melhor e carreiras mais independentes na Escócia.[2]

Depois de estudar com um professor particular, e na Universidade de Edimburgo, Alison foi, em 1814, admitido na Faculdade de Advogados, na qual finalmente alcançou alguma distinção, tornando-se em 1834 Xerife de Lanarkshire. Em 1853, recebeu o grau de Doutor Honoris Causa em Direito Civil pela Universidade de Oxford.[1]

Autor[editar | editar código-fonte]

Quando viajava pela França em 1814, Alison concebeu a ideia de sua Modern History of Europe from the French Revolution to the Fall of Napoleon, que trata do período compreendido entre o início da Revolução Francesa até a restauração dos Bourbons, e se estende, em sua forma original (1833-1842), a dez volumes. O trabalho é vasto, mas é extremamente difuso e unilateral, e muitas vezes prosaico.

Benjamin Disraeli satiriza o autor no romance Coningsby como o Sr. Wordy, que escreveu uma história para provar que a Providência estava do lado dos Tories. Teve, porém, uma venda enorme. Uma continuação da mesma (1852-1859) trouxe a história até a Ascensão de Louis Napoléon. O trabalho era popular e foi traduzido para muitas línguas, incluindo o árabe e o hindustâni. Alison também foi o autor de Life of Marlborough, e de duas obras sobre Direito criminal escocês.

Reitor[editar | editar código-fonte]

Foi eleito Lorde Reitor sucessivamente, do Marischal College, Aberdeen e da Universidade de Glasgow. Em 1852 recebeu o título de baronete, durante a administração do Lorde de Derby.

Família e morte[editar | editar código-fonte]

Em 1825, Alison se casou com Elizabeth Glencairn, filha de Patrick Fraser Tytler; os filhos do casamento foram: Archibald, Frederick e Eliza Frances Catherine. Os dois filhos tornaram-se distintos oficiais britânicos. Alison morreu perto de Glasgow, Escócia com a idade de 74 anos e foi sucedido no baronato por seu filho mais velho, Sir Archibald Alison, 2º Baronete. A autobiografia do 1º Baronete foi publicada em 1883; seu retrato foi pintado por Robert Scott Lauder.

Obras[editar | editar código-fonte]

  • Modern History of Europe from the French Revolution to the Fall of Napoleon
  • Life of Marlborough

Notas

  1. a b Robert P. Dod. The Peerage, Baronetage and Knightage of Great Britain and Ireland. Londres: Whitaker and Co.. 88 p.
  2. Leslie Stephen. Dictionary of National Biography, 1885-1900. [S.l.: s.n.]. 286-287 p. vol. I.

Referências

  • Este artigo incorpora texto da Encyclopædia Britannica (11ª edição), publicação em domínio público.
  • Wikisource  "Alison, Archibald". Encyclopædia Britannica (11th). (1911). Cambridge University Press. 
  • Este artigo incorpora texto de uma publicação agora em domínio público: Cousin, John William (1910). A Short Biographical Dictionary of English Literature. Londres, J. M. Dent & Sons; Nova Iorque, E. P. Dutton.


Cargos acadêmicos
Precedido por
John Campbell
Reitor do Marischal College, Aberdeen
1845 – ?
Sucedido por
Patrick Robertson


Precedido por
Thomas Babington Macaulay
Reitor da Universidade de Glasgow
1850 – 1852
Sucedido por
Archibald Montgomerie
Baronetes do Reino Unido
Nova criação Baronete
(de Possil House)

1852 – 1867
Sucedido por:
Archibald Alison