Archie Hahn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Archie Hahn
Informações pessoais
Nome completo Charles Archibald Hahn
Modalidade atletismo
Nascimento 14 de Setembro de 1880
Dodgeville
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Falecimento 21 de janeiro de 1955 (74 anos)
Charlottesville
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro St. Louis 1904 60m rasos
Ouro St. Louis 1904 100m rasos
Ouro St. Louis 1904 200m rasos
Jogos Olímpicos Intercalados
Ouro Atenas 1906 100m rasos

Charles Archibald ‘Archie’ Hahn (Dodgeville, 14 de setembro de 1880Charlottesville, 21 de janeiro de 1955) foi um campeão olímpico norte-americano de atletismo e um dos maiores velocistas do começo do século XX.[1]

Em 1903 Hahn venceu diversas corridas dos campeonatos americano e canadense, o que o credenciou como um dos grandes favoritos para as provas de velocidade dos Jogos Olímpicos de 1904, realizados na cidade de Saint Louis, Estados Unidos, principalmente pela pequena participação prevista de atletas da Europa, cujos países, em sua maioria, boicotaram esses Jogos.

Participando logo da primeira prova do programa olímpico, os 60m rasos – prova que não mais é disputada – ele venceu facilmente, beneficiado por sua ótima explosão e aceleração inicial, aumentando ainda mais seu favoritismo para as próximas provas a ser disputadas, os 100 e 200m rasos, que ele novamente venceria, se tornando campeão olímpico das três provas mais rápidas do atletismo.

Em 1906, Hahn compareceu aos Jogos não-oficiais de Atenas, onde repetiu sua vitória nos 100m rasos. Apesar destes Jogos não serem oficiais, nem terem seus resultados nem suas medalhas reconhecidas pelo COI, seu feito só foi igualado 82 anos depois por outro velocista, o também americano Carl Lewis, que nos Jogos Olímpicos de Seul - após a vitória em Los Angeles 1984 - conseguiria a proeza de vencer os 100m por duas vezes consecutivas (conquistada após a desqualificação por doping do canadense Ben Johnson).

Depois de encerrar a carreira nas pistas, Hahn se tornou técnico de atletismo, levando a equipe de atletas da Universidade da Virgínia a vencer doze campeonatos estaduais dos treze em que participou.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Athletics pictogram.svg Este artigo sobre um(a) atleta, integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.