Arco musical

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Um músico ibo tocando um arco musical.

O arco musical é um instrumento musical formado por uma corda esticada entre as extremidades de um arco normalmente de madeira.

O arco tradicional se usa como instrumento musical e como arma. Não se sabe se este foi seu primeiro uso. As pinturas rupestres no sul da França, datadas por volta de 15000 adC, mostram um ritual onde um arco já foi utilizado como instrumento musical.

Uso[editar | editar código-fonte]

Comumente é visto como um instrumento solo, mas que às vezes é usado como parte de um conjunto de música Apala.

A maneira usual para produzir o som do arco é esfregando a corda (Instrumento de cordas friccionada), mas também pode ser feito som batendo-se na corda (Instrumento de cordas pulsada).

A diferença dos instrumentos de corda usados na música sinfônica, não tem uma caixa de ressonância embora possa ter ressonadores externos. O tipo mais habitual de ressonador consiste em uma cabaça que está atada a mão do portador. O arco também pode ressonar em uma cavidade ou mesmo pode utilizar-se a boca. Este último método permite conseguir uma melodia muito mais rica, variando o tamanho do ressonador.

Os arcos musicais são utilizados em numerosas culturas, em distintas regiões do mundo. O berimbau, um arco musical do Brasil e Angola, ganha adeptos paulatinamente como consequência de sua associação com a capoeira. Nos Estados Unidos, o arco musical aparentemente foi importado pelos escravos africanos. Também podemos encontrá-lo entre os índios Apalaches, onde eles chamam de arco de boca ou mouthbow.

Arco musical
Instrumento de corda tradicional africano

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.