Arconte Desconhecido

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Arconte Desconhecido teria sido o primeiro líder dos eslavos da Lusácia (sorábios) a liderá-los em uma grande migração em direção ao sul, para o território das atuais Sérvia e Bósnia, no século VII. Para isso, o povo sorábio teria cruzado as terras da Polônia, Boêmia, Baviera, Áustria, a Hungria (Panônia) e a Grécia até os Bálcãs ocidentais. Uma vez no sul, os sorábios (sorbski) passaram a ser chamados de sérvios (serbski).

A Lusácia era também chamada de Sorábia ou Sérvia Branca, e por vezes o Arconte Desconhecido é tratado também como "Príncipe da Sérvia Branca". Em sérvio, é chamado de Nepoznati knez (em cirílico, Непознати кнез), que pode ser traduzido literalmente como "príncipe desconhecido".

O título de arconte é um título grego antigo, dado a posteriori e utilizado porque os sérvios foram cristianizados pelos monges ortodoxos, e assim submetidos a forte influência da cultura grega. Não se sabe seu verdadeiro nome, sendo por isso chamado de "desconhecido". Ele teria sido filho do príncipe Dervan.

Sua existência é parcialmente histórica e parcialmente mítica. O principal registro desta pessoa está contido no livro De Administrando Imperio, escrito nos anos 950s por Constantino VII Porfirogênito. Ele é descrito como líder da migração dos sérvios brancos (um ramo dos sorábios) durante o reinado do imperador bizantino Heráclio (610-641). Em seu caminho para o sul, teriam derrotado os ávaros e se estabelecido finalmente na Tessália. Heráclio teria cedido a província a eles com o objetivo de proteger Bizâncio de novas incursões ávaras.

Os sérvios mais tarde se mudaram para área que havia sido dominada pelos ávaros antes de sua chegada: a Ráscia, a Bósnia, a Zaclúmia, a Travúnia, a Pagânia e finalmente a Dóclea. O Arconte Desconhecido foi deslocado logo após o estabelecimento dos sérvios, em disputa de poder com outros líderes. Acredita-se que ele teria morrido em 680.

Seu trineto Vlastimir foi o príncipe fundador da dinastia Vlastimirović, que deu os primeiros soberanos sérvios à Ráscia, à Dóclea e à Travúnia.