Arecibo (Porto Rico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.

Arecibo é um município de Porto Rico fundado em 1616. Fica a 80 km da capital San Juan. tem uma área de 443.46 km² e sua população de acordo com o censo de 2000 é de 100,131 habitantes. A cidade é conhecida por tem em seu território o maior radiotelescópio fixo do mundo, o Radiotelescópio de Arecibo.

Bairros[editar | editar código-fonte]

  • Arecibo Pueblo
  • Arenalejos
  • Arrozal
  • Cambalache
  • Carreras
  • Cotto
  • Domingo Ruiz
  • Dominguito
  • Esperanza
  • Factor
  • Garrochales
  • Hato Abajo
  • Hato Arriba
  • Hato Viejo
  • Islote
  • Miraflores
  • Río Arriba
  • Sabana Hoyos
  • Santana
  • Tanamá

{outros usos|Arecibo}}


Arecibo é um Município de Porto Rico. Arecibo

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Em a Ribeira do rio que os índios chamavam Abacoa, existia uma aldeia indígena governado por um Cacique chamado Arasibo o Arecibo.Embora se há negado a sua existência,parece que existiu há muito anos.

Datas básicos[editar | editar código-fonte]

  • O município tem 101.331 residentes.
  • Gentílico : Arecibeño(Arecibenho)

Coordenadas[editar | editar código-fonte]

  • Latitude: 18º 28' 27" N
  • Longitude: 066º 42' 57" O
  • Altitude: 2 m

Historia[editar | editar código-fonte]

No Ano 1515, licenciadoSancho Velázquez, que tinha chegado a ilha designado juiz de residência por el Secretario do Rei a cargo dos assuntos das Índias, Lope de Conchillo, lhe entrego em encomenda para o cacique Arasibo e os 200 índios e naborias. Em realidade se os entrego para si mesmo, posto que ele administrava os bens de Conchillos. A parecer, os contrato para que realizaram obras públicas. Muitos dos índios foram mortos em pouco tempo por o cual a ribeira do Abacoa quedo deserta. A mediados de o mesmo siglo, cerca da desembocadura do rio, se mudarom vários vizinhos que se dedicaram a pesca de tartarugas e para a cria de ganhado. Fundado no 1556, foi o terceiro assentamento Espanhol na ilha, Embora foi fundado oficialmente como cidade por a Coronha no 1616.

Situação de Arecibo.

A memoria de Malgarejo (1582) diz que nesse lugar moravam umas dez pessoas, gente pobre que os corsários robaban,os corsários franceses. A população fico crescendo com bons passo, tanto que en 1616 ya contaba con 80 vecinos. El 1 de maio de esse ano, o governador Felipe de Beaumont e Navarra lhe outorga o título de povo, e se edifico a paroquia San Felipe de Arecibo(Paroquia São Felipe de Arecibo) .O Capitão Melgarejo lhe envio para o Rei Felipe II uma descrição da Ilha de San Juan (San João era o Nome da Ilha e Porto Rico era como se conhecia a Capital naquela época) aparece o seguinte:

"... Mais a poente, como a cinco léguas da boca deste rio, tem outro rio muito caudaloso, que se diz Arecibo, que na língua dos índios se diz "Abacoa". Na boca ha congregados certos vizinhos uma suma de dez, pobre, tem un tenente posto por el governador desta ilha..."

Salvador Brau Ha a seguinte descrição: "para os anos 1533 ao 1556ficaram acrescentar-se os arredores nos margens baixos do rio Abacoa, oséase a Ribeira de Arecibo, donde a granjearia de vacas e porcos se auxiliavam com a pesqueira de tartarugas".

Para o ano1616, quando era governador da ilha o Capitão Don Felipe de Beaumont e Navarra,a aldeia da Ribeira do Arecibo,e quando contava com 80 famíliae vizinhos, foi elevada oficialmente para a categoria de povo, e o seu nome foi cambiado por San Felipe Apóstol.

Para o 1702, Espanha estava em uma guerra com AInglaterra.O 5 de Agosto daquele ano, frente a população, dois navios inglesas tiraram para a agua dois navios de desembarco que tinha uns quarenta homens com o propósito de tomar a sua população, então só protegida por uns 30 milicianos com cavalos. O tenente da guerra e chefe das milícias Antonio de los Reyes Correa convoco seus forcas e fiz uma emboscada para os ingleses que tinham desembarcado, os ataco e rechaço,foi hasta dentro do mar. No o combate foram mortos veinti-dois ingleses; lhes ocuparam, uma lancha e muitos armas. os defensores só sufrerom um morto e três feridos. O valeroso Dos Reis Correia foi condecorado com a medalha da Real Efígie e ascendido para capitão de infantaria.Então Arecibo se lhe chama a Villa del Capitán Correa.

O 14 de Janeiro do ano 1778, por A Real cédula, se concedia essa população o título de Villa(aldeia), ainda não foi hasta o ano1802 que não foi integrada como tal. Dentro do território da aldeia de San Felipe Apóstol (Arecibo)tinha os partidos de Manaty (Manatí), Utuao (Utuado) e a Tuna. A Tuna se subdividiu mas tarde para se formar os municípios de Camuy, Quebradillas e San Antonio (Isabela). O actual município de Hatillo continuava sendo parte do município de Arecibo.Os recentes municípios de Barceloneta e Florida eram da região que tinham sido do município de Manatí. Para o 1850, Arecibo, por Decreto Real, se lhe outorgou o título de Muito Leal.

O 19 de Juno do 1831 se formaram 7 departamentos em Porto Rico Arecibo agora é a maior cabeceira do segundo departamento constituído por a Villa de Arecibo, Manatí, Ciales, Adjuntas, Barros (Orocovis), Utuado, Camuy, Hatillo e Quebradillas.Naquele ano, Hatillo já tinha se convertido um município independente, sim embargo os ainda existentes municípios de Barceloneta r Florida eram da região municipal de Manatí.Jayuya eram a região municipal de Utuado.

Diz Don Pedro Tomás de Córdoba,que Arecibo estava computo, para aqueles dias, por os bairros Pueblo(Povo),Hato Grande ou Camuy, Cuatro Calles(Quatro Ruas) (Tanamá), Hato Viejo(Hato Velho),Fáctor,Santana, Alza-Rabo (Cambalache), Burrada (Islote), pêro antes desta data para o ano 1804, Arecibo, estava constituídos por issos bairros embora de Domingo Ruiz, Miraflores e Jagual. Isso últimos três tinham desaparecido para o 1831. Mais tarde o bairro Hato Grande ou Camuy se subdividiu para se formar os bairros Hato Arriba, Hato Abajo(Hato Abaixo)e o município de Hatillo.

Ubeda e Delgado, no seu livro titulado Historia de Porto Rico, diz que para o ano1878 o município tinha se subdividido em os bairros Arecibo Pueblo(Arecibo Povo), Tanamá, Hato Viejo, Rio Arriba, Arenalejos, Santana, Fáctor, Cambalache, Hato Abajo y Hato Arriba, reaparecendo os bairros Domingo Ruiz Santana e se formando os bairros de Sabana Hoyos, Carreras, Dominguito e Garrochales. Depois de uns anos se formo o bairro Esperanza(Esperança) de parte do bairro de Dominguito.

No o ano 1899, Pode apreciar-se por o censo populacional tomado naquele ano, organização politica de Arecibo foi completamente a mesma que para 1878 com a inclusão do bairro Arrozal, e continuo hasta o ano 1937 e os bairros ruralizados de Tanamá, Miramar e San Luis foram formados para ser parte de Arecibo PuebloPovo.

No o ano 1948, a zona urbana do Município de Arecibo, Arecibo Pueblo,(Arecibo Povo) foi ampliado os bairros urbanos de Jareales, que foi formado de partes do Barrio Rural de Cambalache e El Vigía que foi formado de partes del Barrio Rural de Islote. En esta fecha, Arecibo quedó composto como se pode ver no seguinte informação: Arecibo Pueblo, hoje cidade de Arecibo (zona urbana) se forma dos bairros urbanos La Monserrate, San Felipe, De la Cruz, Del Rosario (que foram formados antes do 1778); Miramar, San Luis (añadidos en el 1937) Jariales, El Vigía (añadidos en el 1948) e tal se vê que o sector o bairro urbano Tanamá o Cuatro Calles passo se chamar Buenos Aires.

Arecibo também é muito conhecida como la Villa Del Capitán Correa por o heroísmo puertorriqueñoPorto-riquenho Antonio de los Reyes Correa quem, como membro da Armada, defendo Arecibo de um ataque britânico o 5 de Agosto de 1702. Arecibo se encontra na costa norte da ilha a uns 80 km ao oeste de San Juan. Nas proximidades de Arecibo se encontra o,observatório astronómico que tem o maior radiotelescópio domundo.

Bairros de Arecibo[editar | editar código-fonte]

Hoje dia Arecibo se compone dos seguintes bairros: Arecibo Pueblo, Arenalejos, Arrozal Los Muertos, Bajadero, Candelaria, Cambalache, Carreras, Cotto, Domingo Ruiz, Dominguito, Esperanza, Espino, Factor, Garrochales, Hato Abajo, Hato Arriba, Hato Viejo, Higullares, Islote, Jareales, Jagual, Jardines, La Planta, Miraflores, Río Arriba, Sabana Hoyos, Santana, Tanamá Y Vista Azul.

Pessoas ilustres[editar | editar código-fonte]

  • María Cadilla de Martínez - Ela nasceu no 1886. Poetisa e escritora, ela se consagro para o estudo do folklore nas obras como A poesia Popular no Porto Rico, A Campesina de Porto Rico, Costumbres e tradições da minha terra e Cantos e jogos infantiles de Porto Rico. Foi morta no 1951.
  • Luisa Capetillo Ela nasceu para o ano de 1880. Anarco-sindicalista e escritora de ideias muito avançadas para a época que ela moro. Foi parte Federação Livre de Trabalhadores e cultivó o ensaio, o conto e o drama. Foi morta para o ano 1922.
  • Cayetano Coll e Toste - nasceu no o 1850. Historiador oficial de P.R. De 1912 ao 1930,ano

o ultimo em que foi morto. O seu Boletim histórico de Porto Rico, obra que foram 14 volumes,é um aporte fundamental para ao historiografia porto-riquenha que foi publicado 1914 e 1927.

  • José Gómez Brioso - O seu nascimento foi no 1885,embora alguns de o seus biógrafos dizem que o seu nascimento foi em São João San Juan. Este médico, educador e politico presidio a comissão autonomista que viajo para aMadridno 1897 para fusionar o Partido Autonomista Puertorriqueño(partido autonomista porto-riquenho com o)Partido Fusionista Español de Sagasta. (Partido fusionista Espanhol de sagasta) foi morto no 1930.
  • Francisco Gonzalo Marín - Conhecido também, como Pachín Marín, nasceu no 1863, Poeta e mártir da independência de Cuba, ele se unio para a Junta Revolucionaria Cubanano Nova York, donde fiz amistad com José Martí. com a morte de seu irmão Wenceslao foi para lutar na Cuba; ha foi morto no 1897 em condiciones trágicas, naIlha de Turiguanó, ao norte de Camagüey.
  • René Márquez - Nasceu em 1919. Prolífico escritor que destaco como dramaturgo, contista, novelista e ensaísta. Seus dramas mais conhecidos são La carreta, Los soles trucos e Mariana(Os Soles trocos e Mariana) ou o alba, também como o libro de contos no uma cidade chamada San Juan, as novelas La víspera del Hombre y La mirada(A véspera de O homem e a mirada, e o ensaio El puertorriqueño dócil(O porto-riquenho dócil. Ele foi morto para 1979.
  • Antonio de los Reyes Correa "El Capitán Correa"O capitão Correia, nasceu na segunda metade do siglo XVII. Seu heroicidade durante o ataque inglês para Villa de Arecibo(Aldeia de Arecibo) no 1702 lhe vaio que a Coronha espanhola o condecorara com a medalha da Real Efigie e o ascendera a capitão. Por ele a cidade de Arecibo se conhece como la "Villa de Capitán Correa". (Aldeia do capitão correia)foi morto para o ano 1758.
  • Victor Rojas - nasceu no o siglo XIX. Heroína popular, marino profissional; conta a

historia Salvó a varios náufragos(salvo alguns náufragos), por o que foi condecorado por Espanha e Inglaterra. Foi morto louco, na prisão.

  • Manuel Zeno Gandía - Nasce no ano de 1855. Médico, politico, Jornalista e novelista. Criticou duramente a sociedade de seu tempo em o ciclo de novelas chamado Cronicas de um mundo enfermo, composto por "La Charca", "Garduña" e "Redentores". Foi morto para o ano 1930.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Portal A Wikipédia possui o portal:
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Arecibo (Porto Rico)