Arenque curado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O arenque curado é um produto tradicional nos países europeus do Atlântico Norte, para conservar este peixe, que podia ser muito abundante em alguns anos, mas apenas durante um período curto. Os arenques eram filetados e colocados em barricas com sal e alguns temperos e pesos que faziam com que o líquido libertado subisse à superfície, donde era retirado; esta preparação podia conservar o peixe em boas condições para ser cozinhado, ou comido sem ser cozinhado, durante vários meses.

A seguir uma receita moderna para preparar arenque curado em casa; a única adição extra em relação ao método tradicional é o soro de leite azedo que, com os Lactobacillus que contém, permite que o peixe fique curado em apenas 24 horas, para além de alguns temperos ou ingredientes (como cebola e coentro). A receita recomenda que se coloquem os filetes arrumados lado-a-lado num frasco grande, por cima duma camada de temperos: endro, coentro em grão, pimenta moída na altura e louro, e cobrem-se com salmoura e soro de leite; na falta dum frasco com o tamanho apropriado, uma caixa de plástico própria para a cozinha faz o mesmo efeito. Finalmente, coloca-se em cima da mistura o peso, que pode ser um frasco ou caixa ais pequena com água, cobre-se tudo com uma toalha ou pano de cozinha e deixa-se durante 24 horas num local escuro, mas à temperatura ambiente. Ao fim desse período, o arenque está pronto para comer e pode guardar-se na geleira durante pelo menos duas semanas. [1]

O pickle pode ser consumido sobre fatias de pão, como no smorrebrod, com batata cozida e pepino ou fatias de funcho, ou ainda levar alguns temperos extras, como vinagre, mostarda, malagueta ou açúcar e comido a acompanhar algum prato de peixe, ou apenas para acompanhar cerveja ou akvavit (aguardente temperada da Escandinávia).

Referências