Argélia francesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Algérie / Alger française
Argélia francesa

Départements
(França)

Flag of the Ottoman Empire (1453-1517).svg
1830 – 1962 Flag of Algeria.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Argélia francesa
Mapa cronológico da evolução da Argélia Francesa.
Continente África
Região Norte da África
País Argélia
Capital Argel
Governo Não especificado
História
 • 5 de julho de 1830 Rendição de Argel
 • 3 de julho de 1962 Independência da Argélia

Argélia francesa (em francês: Alger até 1839, em seguida, Algérie posteriormente;[1] não oficialmente Algérie française[2] em árabe: الجزائر الفرنسية Al-Jaza'ir Al-Fransiyah) é o nome dado à Argélia durante o período de colonização francesa, de 1830 até 1962, sob diversos sistemas governamentais.

De 1848 até a independência, toda a região mediterrânea da Argélia foi administrada como parte integrante da França, assim como a Córsega e ilha Reunião são até hoje. O vasto interior árido da Argélia, como o resto da África do Norte Francesa, nunca foram considerados parte da França. Um dos maiores territórios ultramarinos mantidos pela França, a Argélia tornou-se um destino para centenas de milhares de imigrantes europeus, conhecidos como colons e, mais tarde, como pieds-noirs. No entanto, os muçulmanos nativos sempre representaram a esmagadora maioria da população do território em toda a sua história. Gradualmente, a insatisfação entre a população muçulmana, com a ausência de status político e econômico alimentou pedidos de maior autonomia política e, eventualmente, levando a uma reivindicação de independência. As tensões entre os dois grupos populacionais veio à tona em 1954, com o início da guerra de independência argelina. A guerra foi concluída em 1962, quando a Argélia ganhou a independência completa após dos Acordos de Évian em março de 1962 e do referendo de autodeterminação em julho de 1962

Antigos departamentos da Argélia Francesa.

Referências

  1. Scheiner, Virgile (14 October 1839) Le pays occupé par les Français dans le nord de l'Afrique sera, à l'avenir, désigné sous le nom d'Algérie. (francês)
  2. Royal Institute for international affairs, African Boundaries, 1979, p. 89, [1]

Fontes e bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Argélia francesa