Argo (ROV)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde outubro de 2011).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Argo é uma plataforma submarina rebocada de alta profundidade e não tripulada que dispões de câmeras de vídeo para a exploração. Foi desenvolvida pelo Dr. Robert Ballard no Instituto Oceanografico Woods Hole (Laboratório de Profunda Submersão). Argo tornou-se famoso pelo seus trabalho no descobrimento do RMS Titanic em 1985. O submarino Argo também foi utilizado na descoberta do navio de gerra Alemão Bismarck.

A plataforma rebocada é capaz de operar a 6000 metros de profundidade, isso significa que em 98% do tempo alcança o fundo do oceano. O original Argo utilizado para encontrar o Titanic tinha 15 metros de comprimento, 3.5 metros de altura e 3.5 metros de largura, pesando cerca de 4000 quilos a nível do mar. Ele tinha um conjunto de câmeras que filmavam sua frente e abaixo de si, filmagem possibilitado por seu sistema de iluminação com luz estroboscópica e luz incândescente, que ajudavam na iluminação do fundo do mar. [1]

Referências

  1. Ships & Vehicles Used in 1985 Discovery of Titanic Woods Hole Oceanographic Institution. Página visitada em 2009-04-08.