Argobba (povo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Argobba
População total

140.134 (2007)[1]

Regiões com população significativa
Etiópia Etiópia
Línguas
língua argobba, língua oromo, língua amárica, língua árabe, línguas saho-afar
Religiões
Islamismo

Os Argobba são um grupo étnico islâmico que vive disperso em diversos vilarejos e cidades do norte e nordeste da Etiópia. Os Argobba sempre foram astutos comerciantes e mercadores, que foram se adaptando às regras econômicas de sua região, o que levou a um gradual declínio do uso da língua argobba.

As comunidades Argobba podem ser encontradas nas regiões Afar, Amhara e Oromia e ao longo do Vale do Rift. Aí se incluem Yimlawo, Gusa, Shonke, Berehet, Khayr Amba, Melkajillo, Metehara, Shewa Robit e as vilas rurais adjacentes. [2]

Os Argobba relacionam-se aos Argobba os povos Amhara, Gurage, Oromo, Somali, Tigray-Tigrinya, Tigre

Em alguns locais a língua argobba se homogeneizou com a língua amárica e em outros houve migração para outras línguas locais opor razões econômicas. Hoje há somente poucas áreas onde os Argobbas não sejam ao menos bilíngües em Amárico, em Oromo ou em Afar . Todas essas línguas têm material escrito, literatura, que pode ser lida por Argobbas, embora o índice de analfabetismo entre eles seja muito grande.

Os Argobbas não gostam de mandar suas crianças para escolas para não serem influenciadas por um mundo de idéias não Islâmicas. Por essa mesma razão, os Argobba também não recorrem à cortes de Justiça.[3]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. "Census 2007", first draft, Table 5.
  2. "Argobba: A language of Ethiopia", Ethnologue website (accessed 25 May 2009)
  3. Leyew, Zelealem and Ralph Siebert. (2001) "Sociolinguistic survey report of the Argobba language of Ethiopia", Em Inglês - SIL International (accessed 25 May 2009)

= Externas[editar | editar código-fonte]

  • [Aklilu Asfaw, [1] "Uma curta História dos Argobba", Annales d'Ethiopie], 16 (2000), pp. 173-183.
  • [Ethnologe Argobba [2]