Ari Lehman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ari Lehman
Nome completo Ari Lehman
Nascimento 2 de maio de 1965
Nova York  Estados Unidos
Ocupação ator, cantor, compositor, musico

Ari Lehman (2 de maio de 1965Nova York) é um ator e cantor norte-americano que se destacou como primeiro interprete da personagem Jason Voorhees, o Jason da Série Sexta-Feira 13.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ari Lehman nasceu em Nova York, mas foi criado em Westport, onde estudou música Clássica e Jazz. Ainda jovem, foi reconhecido por suas habilidades musicais, quando chegou a receber o prêmio All-State de Excelência em Jazz e uma bolsa para Berklee School of Music. Atuante, também, em peças de teatro, Ari soube do teste para o filme Manny's Orphans, que seria dirigido por Sean S. Cunningham em 1978. Ari fez o teste, e foi selecionado, ganhando o papel de Roger. E foi por este papel, que Ari foi chamado pelo diretor Sean S. Cunningham para interpretar Jason Voorhees em Sexta-Feira 13 (1980).

Depois de gravar Sexta-Feira 13 (1980), Ari voltou para Nova York, onde estudou Jaz com Joanne Brackeen. Depois, Ari se matriculou na Universidade de Nova York estudando musica. Curiosamente, a carreira de Ari o levou a se tornar um tecladista, excursionando com para tocar com alguns dos maiores nomes do Reggae e da música Africano, chegando a trabalhar com o próprio Bob Marley.

Como um artista experiente e um músico profissional, Ari passou a receber elogios. Se mudou para Chicago no final de 2002. Desde então se apresenta em encontros proporcionados por fãs de rock e terror. Criou a banda FIRSTJASON, destinadas a fãs da série Sexta-Feira 13. O FIRSTJASON já se apresentou em clubes de punk e metal, Festivais de Cinema, Horror e Convenções em todo o EUA.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ano Filme Personagem
1978 Manny's Orphans Roger
1980 Sexta-Feira 13 (1980) Jason Voorhees
2006 Than Xgiving não identificado

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • All-State Award for Excellence in Jazz Piano - quando era jovem