Ariana Grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ariana Grande
Grande cantando no Jingle Ball em 2013.
Informação geral
Nome completo Ariana Grande-Butera
Também conhecido(a) como Princesa do Pop[1] ; mini Mariah Carey [2]
Nascimento 26 de junho de 1993 (21 anos)
Local de nascimento Boca Raton, Flórida
 Estados Unidos
Gênero(s) Pop, R&B
Ocupação(ões) Atriz, cantora, compositora
Instrumento(s) Vocal, piano
Extensão vocal Soprano
Período em atividade 2008–atualmente
Gravadora(s) Universal Republic
Afiliação(ões) Graham Phillips, Mac Miller, Katy Perry, Iggy Azalea, Zedd, Big Sean, Victoria Justice, Liz Gillies
Influência(s) Mariah Carey, Whitney Houston, Aretha Franklin, Amy Winehouse, Alicia Keys, Christina Aguilera
Página oficial Site Oficial
Ariana Grande Signature.png
Assinatura
93.3 FLZ Jingle Ball Tampa Florida IMG 6812 (11490087595).jpg

Ariana Grande Butera(Boca Raton, 26 de Junho de 1993) é uma atriz, cantora e compositora estadunidense. Como atriz, é mais conhecida por sua personagem Cat Valentine nas séries Victorious e Sam & Cat, ambas exibidas pela Nickelodeon.

Ariana também tem uma carreira de cantora, o seu primeiro single "The Way", lançada em Março de 2013, alcançou a nona posição da Billboard Hot 100. E seu primeiro álbum, Yours Truly, alcançou o topo da Billboard 200. Em abril de 2014, Grande lançou o carro-chefe de seu segundo álbum de estúdio, "Problem" em parceria com a rapper Iggy Azalea, a canção bateu recordes e estreou na terceira posição da Billboard Hot 100, tendo seu pico atualmente na segunda posição, onde está há três semanas consecutivas.

Biografia e carreira

1993 – 2012: Início da carreira e Victorious

Grande em Julho de 2011

Ariana Grande nasceu e cresceu em Boca Raton, Flórida.[3] Ela tem ascendência italiana, siciliano e abruzzesa.[4] Seu nome foi inspirado pela princesa Oriana de Felix. Ela tem um irmão mais velho, Frankie Grande, que é um ator, produtor e participante de 16ª edição do reality show Big Brother[5] . Ele também foi um dos dançarinos de Grande em sua primeira turnê. Grande cantou como solista em diversas sinfonias, como a Filarmônica de South Florida, Pops e Orquestras Symphonia. Ela já cantou várias vezes no Birdland de Nova York e cantou o Hino Nacional na primeira transmissão ao vivo da liga de hóquei do Florida Panther.[6] [7]

Em 2008, Grande desempenhou o papel de Charlotte no musical 13 apresentada na Broadway, para o qual ela ganhou o Prêmio Nacional da Juventude em Teatro. Quando ela entrou para o musical, Grande deixou sua escola e o namorado de infância Denilson Douglas, North Broward Preparatory School, mas continuou sendo matriculada. A escola enviou materiais a ela para que a própria pudesse estudar com tutores. Em 2010, ela criou o papel original de Miriam na leitura do novo musical, Cuba Libre, escrito e produzido por Desmond Child. Grande interpretou a personagem Cat Valentine na série Victorious exibida pela Nickelodeon, que estreou em março de 2010. Seu termino ocorreu em 2 de fevereiro de 2013.

Grande também foi destaque na Dream Magazine como a garota da capa da edição de agosto 2011.[8] Em 2011, Grande interpretou uma fada animada, na série da Nickelodeon Winx Club e estrelou como Branca de Neve, juntamente com Charlene Tilton e Neil Patrick Harris no Pasadena Playhouse.[9] Em 2012, Grande cantou um dueto com Mika interpretando a música do próprio Popular Song.[10] No mês seguinte, foi também anunciado que a terceira temporada de Victorious seria a última.[11] Grande twittou dizendo que ela não estava esperando que isso acontecesse e estava ansiosa para estar em outro show. Foi anunciado que a terceira trilha sonora seria lançado em 6 de novembro de 2012 intitulado como Victorious 3.0. O primeiro single foi chamado de "L.A. Boyz" (que foi realizada por Grande e Victoria Justice). O vídeo da música foi lançado em 18 de outubro de 2012.

Em 2012, Grande começou a namorar Jai Brooks, um comediante australiano. Eles tinham um relacionamento de longa distância até dezembro de 2012, quando eles se encontraram pela primeira vez em Nova York. Em agosto de 2013, Grande confirmou que ela e Brooks tinha terminado devido à longa distância entre eles, mas continuaram bons amigos. No entanto, em outubro desse ano, Brooks alegou através do twitter que Ariana o tinha traído enquanto namoravam e assim a separação entre ambos tornou-se pública. Namorou com o cantor Nathan Sykes, que faz parte da banda The Wanted,[12] mas terminaram no final do mês de dezembro de 2013. Recentemente, Ariana e Jai foram vistos juntos, mais concretamente na gala dos "iHeart Radio Music Awards 2014" (no dia 1 de maio) e já confirmaram a reconciliação.

2013: Sam & Cat e Yours Truly

Em 3 de agosto de 2012, foi criação de Sam & Cat, que terá Grande de Victorious e Jennette McCurdy de iCarly, onde elas iram reprisar seus respectivos papeis Cat Valentine e Sam Puckett.[13] Sam & Cat foi pego pela Nickelodeon em 29 de novembro de 2012.[14] O piloto sugere que elas serão companheiros de quarto e trabalharam como babá.

Grande lançou seu primeiro álbum de estúdio, Yours Truly, em Setembro de 2013. Grande comentou sobre o álbum, dizendo:. "Podem esperar muita honestidade é como um direto... você sabe, é como costumava ser páginas de meu diário, em vez de manter o diário, eu ia escrever canções sobre o que estava acontecendo na minha vida. Então é muito pessoal. É um retrocesso Motown e pop ao mesmo tempo, por isso é dos anos 50 e dos anos 60 misturado com inspiração dos dias de hoje." O álbum foi inspirado por artistas como Amy Winehouse, Mariah Carey, Whitney Houston, Alicia Keys, Christina Aguilera, Katy Perry, Madonna e outros como estes. Grande trabalhou com artistas como Sky Blu de LMFAO, 3OH!3, Kool Kojak, e Pebe Sebert no álbum.[15]

Ela também estava trabalhando no estúdio com o cantor Nick Jonas.[16] [17] Em 26 de março de 2013, foi lançado o primeiro single de seu álbum de estréia, "The Way", com a participação do rapper Mac Miller.[18] [19] [20] Em julho de 2013, Ariana anunciou que "Baby I" seria o segundo single do disco sendo disponibilizado em 22 de julho de 2013, no iTunes.

2014: My Everything

Em abril de 2014 Ariana lançou seu single inédito "Problem" com a participação de Iggy Azalea, alcançando o primeiro lugar no iTunes em apenas 37 minutos, batendo o recorde que antes era pertencente a Taylor Swift[21] . Dia 2 de julho, ela apresentou seu programa "Total Ariana Live" no qual fez anúncios importantes e apresentou "Break Free", o segundo single do seu álbum, com a participação do DJ alemão Zedd. Grande também anunciou, em sua conta no Twitter, que seu novo álbum será lançado, provavelmente, no dia 25 de Agosto deste ano e tendo como nome "My Everything". O álbum terá a participação de cantores como Iggy Azalea (no single e hit Problem), Zedd (no segundo single Break Free), seu grande amigo e grande colaborador (desde o Yours Truly), Big Sean (em "Best Mistake"), Cashmere Cat (em "Be My Baby"), Childish Gambino (em "Break Your Heart Right Back"), The Weeknd (em "Love Me Harder") e A$AP Ferg (em "Hands On Me"). Teremos também a participação de Jessie J e Nicki Minaj no single "Bang Bang" da mesma Jessie J, que estará presente na versão Deluxe do novo álbum da Ariana. Notas: Ariana anunciou que o single "Don't Be Gone Too Long" não estará em "My Everything" e sim no álbum do Chris Brown. "Break Free" lançou primeiro nas rádios do que no iTunes. Na noite do dia 22 de Julho, seu avô, Frank Grande, morreu por complicações em seu estado de saúde, agravado pelo câncer que o mesmo tinha. A notícia pegou todos de surpresa, e em sua conta pessoal do Twitter [22] ela deu a triste notícia aos fãs e agradeceu a todos, pelo o apoio.

Discografia

Turnês

Filmografia

Cinema
Ano Título Personagem Notas
2013 Swindle Amanda Benson Protagonista
Televisão
Ano Título Personagem Notas
2009 The Battery's Down Bat Mitzvah Riffer Episódio: Bad Bad News
2010-2013 Victorious Cat Valentine Protagonista
2011 iCarly Cat Valentine Episódio: iParty with Victorious
2011 Winx Club Princesa Diaspro Apenas voz
2013-2014 Sam & Cat Cat Valentine Protagonista
Teatro
Ano Título Personagem Notas
2008 13 Charlotte Original Broadway Cast
2012 A Snow White Christmas[24] Snow White Original Broadway Cast

Prêmios e indicações

Ano Prêmio Categoria Trabalho nomeado Resultado
2008 National Youth Theatre Association Awards[25] Best Actress 13 Venceu
2010 Hollywood Teen TV Awards[26] [27] Teen Pick Actress: Comedy Victorious Indicado
2012 Favorite Television Actress Venceu
2013 Billboard Mid-Year Music Awards Best Newcomer Ela mesma Venceu
American Music Awards New Artist Of The Year Venceu
People's Choice Awards Favorite Breakout Artist Venceu
Capricho Awards Revelação Internacional Venceu
Parcerias The Way Venceu
Teen Choice Awards Best Love Song Indicado
Music Choice Awards Best New Music Artist Ela mesma Venceu
2014 Kids' Choice Awards Favorite TV Actress Venceu
Favorite TV Show Venceu
MTV VMA Japão Best New Artist Video Music Venceu

Referências

  1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Apelidos_honor%C3%A1rios_na_m%C3%BAsica_popular
  2. http://caras.uol.com.br/teen/ariana-grande-mini-mariah-carey-lanca-nova-musica-ouca-youll-never-know#.U8RBGLEpfIU
  3. Laracy, Noah. "Ariana Grande: A Back Stage Exclusive". Back Stage, May 6, 2010. Retrieved 2010-06-23.
  4. Twitter: Ariana Grande (verified account) (February 22, 2011). Página visitada em 2011-04-28. "I am Italian American, half Sicilian and half Abruzzese…"
  5. http://www.cbs.com/shows/big_brother/cast/214878/
  6. Ariana Grande – about. arianagrande.com. Página visitada em 2012-03-06. Cópia arquivada em 2011-07-21.
  7. Ariana Grande - About Ariana. OfficalArianaGrande. Página visitada em 2012.
  8. August Cover: Ariana Grande.
  9. Ariana Grande, Charlene Tilton and Neil Patrick Harris Headline A SNOW WHITE CHRISTMAS at Pasadena Playhouse, 12/13-23 – BroadwayWorld.com « Pasadena Playhouse. Pasadenaplayhouse.org (2012-09-07). Página visitada em 2012-12-03.
  10. Big Time Rush (August 10, 2012). M Exclusive: Victorious will NOT be returning for season four! – M Magazine. Mmm-mag.com. Página visitada em August 10, 2012.
  11. Ariana Grande Dating Matt Franco. BSC Kids.
  12. Nickelodeon greenlights an 'iCarly' spinoff and other new shows. Página visitada em 2012-08-12.
  13. Nordyke, Kimberly (2012-11-29). Nickelodeon Greenlights Spinoff of 'iCarly,' 'Victorious'. Hollywood Reporter. Página visitada em 2012-11-29.
  14. Lauren Joskowitz (2012-08-08). Ariana Grande on debut album: 'It used to be pages from my diary'. Sheknows.com. Página visitada em 2012-12-29.
  15. Ariana Grande Writing W/ NICK JONAS!. oceanUP.com. Página visitada em 2013-01-05.
  16. Nick Jonas. Nick J Online (2011-05-06). Página visitada em 2013-01-05.
  17. Twitter / ArianaGrande: My new single "The Way" feat. Twitter.com. Página visitada em 2013-03-16.
  18. The Way: Ariana Grande: MP3 Downloads. Amazon.com (1970-01-01). Página visitada em 2013-03-16.
  19. iTunes - Music - The Way (feat. Mac Miller) - Single by Ariana Grande. Itunes.apple.com (2013-03-26). Página visitada em 2013-04-01.
  20. http://extra.globo.com/tv-e-lazer/musica/ariana-grande-quebra-recorde-com-nova-musica-problem-12321657.html
  21. twitter.com/ArianaGrande
  22. "Yours Truly - Ariana Grande". Rovi Corporation.
  23. "A Snow White Christmas « The Pasadena Playhouse". Pasadenaplayhouse.org (30 de dezembro de 2012). Página visitada em 11 de maio de 2013.
  24. Biografía de Ariana Grande. Musica.com.
  25. Hollywood Teen TV Awards.
  26. Hollywood Teen TV Awards – Favorite Television Actress.

Ligações externas