ARJ

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Arj)
ARJ
Extensão do arquivo .arj
Tipo de formato Compressão de dados

ARJ é uma ferramenta para a criação de arquivos compactados. Foi inventada por Robert K. Jung[1]. Sua sigla provavelmente significa algo como Archiver Robert Jung[2]. Atualmente não mais utilizada em larga escala.

O ARJ era um das duas principais formas de compactar arquivos durante o início e até meados da década de 1990. A outra era o PKZIP. A compressão do ARJ é relativamente melhor que a do PKZIP 1.02, mas o ARJ é consideravelmente mais lento que o PKZIP[3].

A compressão do arquivo ARJ é similar ao do ZIP. Este formato era usado no passado por comunidades BBS para compartilhar arquivos, pois o mesmo possuía a habilidade de poder repartir um arquivo grande em vários arquivos menores compactados[4]. Este formato também permitia ao usuário alterar as configurações do nível de compressão para tirar vantagem da compressão baseada em modem (referindo-se aos quais eram usados na época). Desde estes dias, o ARJ perdeu muito mercado para o RAR e outros formatos. A ausência de uma interface gráfica também contribuiu para seu desaparecimento do mundo "desktop".

Devido à sua muito bem projetada capacidade de compactar arquivos em múltiplos volumes, algumas pessoas ainda utilizam o ARJ para fazer backups de discos rígidos em discos flexíveis. Uma outra vantagem inexistente em outros formatos que parece estar faltando em outras ferramentas do tipo é a de poder adicionar, deletar e ou modificar arquivos comprimidos em múltiplos volumes.

Referências

  1. «The ARJ Archive File Format». FileFormat.Info. Consultado em 27 de novembro de 2017 
  2. Ola Lundqvist. «arj (1) - Linux Man Pages». Consultado em 27 de novembro de 2017 
  3. «ARJ: A Worthy Competitor do PKZIP». PC Mag. 12 (17): 56. 12 de outubro de 1993. Consultado em 30 de novembro de 2017 
  4. «ARJ File Format». WhatIs.com. Consultado em 27 de novembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]