Arlindo Joaquim de Lemos Júnior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arlindo Joaquim de Lemos Júnior
33º Prefeito de Campinas
Período Maio a Dezembro de 1951
Antecessor(a) Miguel Vicente Cury
Sucessor(a) Antônio Mendonça de Barros
Dados pessoais
Nascimento 1893
Morte 1971 (78 anos)
Partido PSD
Profissão médico

Arlindo Joaquim de Lemos Júnior (Campinas, 1893 — Campinas, 1971) foi um médico e político brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Formou-se em Medicina, em 1916, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, atuando como clínico geral, cirurgião geral, ginecologista e obstetra.

Foi vereador por Campinas, município do interior do Estado de São Paulo, ocupando o posto de presidente da Câmara Municipal na legislatura de 1948 a 1951. Assumiu a prefeitura de Campinas no período de maio a dezembro de 1951, finalizando o mandato de Miguel Vicente Cury, que renunciou para candidatar-se a vereador por Campinas.

Em meio à curta administração de Lemos Júnior, em 16 de setembro de 1951, ocorreu o trágico desabamento do Cine Rink,[1] localizado no centro de Campinas. A sala encontrava-se lotada, estando em exibição o filme "Amar foi a minha ruína". O incidente deixou 40 mortos e mais de 400 feridos.

Foi fundador e presidente da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (1928-1929),[2] fundador do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (1929) e 1º vice-presidente da Associação Brasileira dos Municípios.

Foi proprietário da Chácara Proença, a partir da qual se originou o bairro Jardim Proença, de Campinas. Doou parte do terreno onde hoje se encontra o estádio Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani Futebol Clube. Doou também o local onde se encontra a sede da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, no centro de Campinas.

Teve participação destacada na mobilização pela criação do município de Panorama, SP.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Filho de dona Antônia Proença de Lemos (1866-1941) e do Sr. Arlindo Joaquim de Lemos. Era neto materno de: Anna Genoveva de Abreu Soares Proença e de Antônio Manoel Jacintho Proença e neto paterno de: Tito Joaquim de Lemos e de Constantina Pereira de Lemos.

Casou-se em primeiras núpcias com Alayde Nascimento de Lemos(1903-1956), filha do Sr. Agenor Augusto do Nascimento e da Sra. Alice Elisa do Nascimento em segundas núpcias com Lindalva Bastos de Lemos, sem descendência. De seu primeiro matrimônio nasceram: 1- Arlindo Nascimento de Lemos, casado com Ceres Cercal da Silva Lemos; 2- Ademar Nascimento de Lemos, casado com Maria Wilma Camargo Valente de Lemos (1931-2001); 3- Oswaldo, casado com Maria Aparecida Pires de Lemos e 3- Roberto Nascimento de Lemos.

Referências

  1. «A Catástrofe de Campinas» 13.895 ed. A Noite (in: Biblioteca Nacional. 17 de setembro de 1951. Consultado em 13 de abril de 2020 
  2. «História - Um Legado para a comunidade Médica de Campinas desde 1925». Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. Consultado em 2 de outubro de 2017 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Precedido por
Miguel Vicente Cury
Prefeito de Campinas
Campinas

Maio a Dezembro de 1951
Sucedido por
Antônio Mendonça de Barros
Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.