Armênio Mendes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Armênio Mendes
Nome completo Armênio Mendes
Nascimento 2 de agosto de 1944
Chão de Couce, Leiria, Portugal
Morte 13 de outubro de 2017 (73 anos)
São Paulo, SP, Brasil
Residência Santos, Brasil
Nacionalidade Português
Progenitores Mãe: Maria do Carmo Medeiros
Pai: Adriano Mendes
Cônjuge Maria Celeste de Jesus Veríssimo Mendes Del Vastto
Filho(a)(s) Paulo Mendes
Alex Mendes
Carina Mendes
Ocupação Administrador de empresas
Empresário da construção
Economista

Armênio Mendes (Chão de Couce, 2 de agosto de 1944 - São Paulo, 13 de outubro de 2017) foi um empresário e economista luso-brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Armênio foi um dos quatro filhos de Adriano Mendes e Maria do Carmo Medeiros. Nasceu em Chão de Couce, uma vila do distrito de Leiria no eixo de três grandes cidades: Coimbra, Pombal e Tomar.[1] Seu pai morreu quando Armênio tinha dois anos.[2]

Armênio começou trabalhou dos 11 aos 14 anos como oleiro.[1] Entrou depois em uma marcenaria, onde trabalhou durante 4 anos.

Aos 18 anos, como Armênio – então em época da sua conscrição – não queria fazer a vida militar nas colônias portuguesas ultramarinas na África (Angola, Guiné, Moçambique), resolveu emigrar com uma licença militar pré-requerida.[1]

Em abril de 1963, chegou a Santos no navio Cabo São Vicente. Partiu de Lisboa graças a uma "carta de chamada" assinada por dois portugueses que já moravam em São Paulo e que estavam de férias em Portugal.

Foi morar em Vicente de Carvalho com um tio seu também português que trabalhava em um açougue. Armênio trabalhou durante 11 meses em um estaleiro do distrito guarujaense pertencente à família Stipanich.

Em 1964 comprou um caminhão basculante e trabalhou fazendo aterros. Também abriu uma oficina de bicicletas. Três anos depois, em 1967, construiu um prédio em frente a sua oficina com sete lojas e quatro apartamentos. A abertura do sistema financeiro em 1967 e atuação do Banco Nacional de Habitação estimularam a demanda por moradia. Construiu seu primeiro prédio em Santos na Rua Ricardo Pinto.

Em 1975 fundou a Miramar Construtora, a primeira empresa das que hoje formam o Grupo Mendes. Construiu casas e edifícios diversos bem como estabelecimentos de entretenimento como shopping centers (Miramar Shopping, Praiamar Shopping, e Brisamar Shopping), hotéis, centros de convenções, rádios (a exemplo da rádio Jovem Pan FM Santos) e outros.[3]

Ainda praticamente à época em que Armênio fundou a construtora, formou-se em veterinária na turma de 1980 da Unimonte.

Armênio enfrentou desde abril de 2016[4] um câncer no fígado evoluído desde uma cirrose – esta, evoluída desde uma hepatite causada por uma transfusão de sangue. Estava internado no hospital Albert Einstein de São Paulo, onde morreu por volta das 11 horas da manhã de 13 de outubro de 2017.

Referências

  1. a b c «Armênio Mendes». Jornal Vicentino. 28 de junho de 2006 
  2. Olivette, Cris (4 de dezembro de 2015). «Entrevista Armênio Mendes». Estado de S. Paulo 
  3. Depoimento de Armênio ao SESCSP
  4. G1 (13 de outubro de 2017). «Morre o empresário português Armênio Mendes». G1. Consultado em 13 de outubro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]