Armagedom

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox grammar.svg
Esta página apresenta trechos escritos usando mais do que uma variante de português, o que é desaconselhado pelo livro de estilo (ver também Wikipédia:Ortografia), pelo que necessita de correção ortográfico-gramatical.
Se consegue identificar qual é a variante dominante e tem bons conhecimentos nessa variante, sinta-se à vontade para ajudar uniformizando a redação.
Data da marcação: junho de 2013
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde junho de 2013). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Escatologia cristã
Diferenças escatológicas
Apocalypse vasnetsov.jpg
Portal do cristianismo
João em Patmos escreve o Apocalipse - Bosch, 1505

O Armagedão (português europeu) ou Armagedom (português brasileiro) ( em hebraico: הר מגידו; transl.: har məgiddô; "Monte Megido"; em grego clássico: Ἁρμαγεδών; transl.: Harmagedōn;[1] [2] em árabe: أرمجدون; em latim: Armagedōn[3] ) é identificado na Bíblia como a batalha final de Deus contra a sociedade humana iníqua, em que numerosos exércitos de todas as nações da Terra encontrar-se-ão numa condição ou situação, em oposição a Deus e seu Reino por Jesus Cristo no simbólico "Monte Megido". Segundo Jeremias (46,10) essa guerra será perto do rio Eufrates.

No Livro das Revelações da Bíblia, conta-se que antes da batalha final, os exércitos se reúnem na planície abaixo de "Har Meggido" (a colina de Meggido).[4] Entretanto, a tradução foi mal-feita e Har Meggido foi erroneamente traduzido para Armagedom, fazendo os exércitos se reunirem na planície antes do Armagedom, a batalha final.[4]

História[editar | editar código-fonte]

Essa batalha aparece citada duas vezes no último livro da Bíblia (Apocalipse 16,14;16), mas ultimamente o nome Armagedom tem sido mais associado a uma catástrofe mundial ou a uma guerra nuclear global. A Bíblia fala do Armagedom como local duma guerra que preparará o caminho para um tempo de paz e justiça (Apocalipse 16,14;16) e que destruirá apenas a iniquidade. - Salmo 92,7.

Em novembro de 2005 surgiu a notícia[5] de que arqueólogos israelenses encontraram na atual prisão de Megido (na mesma região onde algumas correntes religiosas afirmam que irá ocorrer o Armagedom) resquícios arquitetônicos muito antigos de uma (antiga = pleonasmo) igreja cristã[6] do século III ou IV, de uma época em que Roma ainda perseguia os primeiros cristãos.

Referências

  1. Bible Translation
  2. Scripture Text
  3. Collins English Dictionary, HarperCollins, 3ª ed., p. 81
  4. a b Walking in the Footsteps of Jesus (em inglês) Slate (18 de janeiro de 2008). Visitado em 19 de julho de 2011. "Meggido is a marvelous tel, with 27 layers of occupation over thousands of years, but all anyone remembers about it is that before the final battle in the Book of Revelation, the armies will assemble on the plain below "Har Meggido" (the hill of Meggido)—mistranslated as "Armageddon." (Here is a priceless detail: The key excavator of Meggido in the first half of the 20th century was an Englishman named—I am not making this up—P.L.O. Guy.)"
  5. BBC notícias
  6. antiquities.org


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Categoria no Commons