Armillaria solidipes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaArmillaria solidipes

Classificação científica
Reino: Fungi
Filo: Basidiomycota
Classe: Agaricomycetes
Ordem: Agaricales
Família: Physalacriaceae
Género: Armillaria
Espécie: A. solidipes
Nome binomial
Armillaria solidipes
Peck, 1900
Sinónimos
Agaricus congregatus Bolton 1791

Armillaria mellea var. obscura Gillet 1874
Armillariella ostoyae Romagn. 1970
Armillariella solidipes (Peck) T.J.Baroni 1981

Destruição da Floresta pelo fungo.

O Armillaria solidipes (antes designado Armillaria ostoyae) é um fungo que pertence ao género Armillaria, também conhecidos como cogumelo-do-mel.

Foi encontrado em novembro de 2000 sob o solo da Floresta Nacional de Malheur, nas montanhas Blue no leste do estado chuvoso de Oregon, é atualmente considerado como a maior colônia de fungos do mundo. Através de estudos de DNA e índices de taxa de crescimento, descobriu-se que este fungo cobre uma área de 8,9 km² (equivalente a 1220 campos de futebol). A sua idade é difícil de avaliar, e embora alguns estudiosos afirmem que este organismo vivo pode ter 2400 anos de idade, pesquisas recentes com base no genoma do fungo parecem indicar que pode ter 8000 anos. Estima-se que este fungo possa ter uma massa total de 605 toneladas. Ele é considerado como o maior organismo do mundo.[1][2][3]

O fungo nasceu como uma partícula minúscula (esporo) impossível de ser vista, e vem estendendo seus filamentos, entre as raízes das árvores. À superfície do solo, ele possui a forma de pequenos cogumelos de aparência inocente, mas sob o solo (micélio) fixa-se nas raízes das árvores da floresta, roubando-lhes água, nutrientes, provocando putrefação e morte das mesmas. Embora existam espécies de árvores que resistam a este fungo, a taxa de crescimento fica comprometida. Assim, abre caminho para que espécies vegetais floresçam no lugar.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre fungos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.