Armin Knab

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Armin Knab
Armin Knab
Busto deArmin Knab no Armin-Knab-Gymnasiums em Kitzingen
Nascimento 19 de fevereiro de 1881
Neuschleichach-Oberaurach
Morte 23 de julho de 1951 (70 anos)
Bad Wörishofen
Nacionalidade alemão
Ocupação compositor, músico, juiz

Armin Knab (Neuschleichach - Oberaurach, Francônia, 19 de fevereiro de 1881Bad Wörishofen, Baviera, 23 de julho de 1951) foi um compositor, músico e juiz alemão.

Vida[editar | editar código-fonte]

Armin Knab depois de passar a infância e a juventude na cidade de Kitzingen (Francônia), finalizando o ginásio em 1897, estudou direito e música nas Universidades de Wurtzburgo e de Munique.

A partir de 1913 ele foi juiz de comarca em Kitzingen, como também juiz nas cidades de Rothenburg ob der Tauber, Fürth e por último em Wurtzburgo. Apesar de exercer a profissão de juiz durante muitos anos, era porém, um músico apaixonado. A partir de 1934, aos 53 anos, iniciou sua carreira musical, assumindo o posto de professor de música e música sacra na Universidade Livre de Berlim ("Staatliche Hochschule für Musikerziehung und Kirchenmusik").[1] Após a Segunda Guerra Mundial ele voltou à sua cidade natal Kitzingen.

Knab faleceu em 1951 durante uma estadia na estância hidromineral Bad Wörishofen (Baviera). Seu túmulo encontra-se no cemitério “Alter Friedhof” em Kitzingen.

Obra[editar | editar código-fonte]

Armin Knab é em primeiro lugar famoso pelas suas canções para piano, como também pelas suas composições para canto coral e de oratórios. Entre 1905 e 1920 ele escreveu vários cantos populares, que podem ser divididos em três partes:

  • Cantos Wunderhorn (cantos populares, na sua maiora música infantil)
  • Cantos Eichendorff
  • Cantos visando poetas novos (em alemão: Lieder nach neueren Dichtern)

Além do mais ele pôs em música poemas de Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich Hölderlin.

Nas suas composições canticas Knab incentivou o redescobrimento e o uso de instrumentos musicais históricos, como também promoveu o canto „a-cappella“.

Diversos[editar | editar código-fonte]

Em 1966 seu ginásio de formatura em Kitzingen recebe o nome de "Armin-Knab-Gymnasium" em sua homenagem.[2]

Em 1978 a viúva Paula Yvonne Knab (18921985) fundou a sociedade filantrópica "Armin Knab-Stiftung". A sociedade é administrada pela "Academia de Música Wurtzburgo" que faz parte da Universidade de Würzburgo. Anualmente é promovido um concurso para estudantes universitários nas áreas de canto e composição. Além do mais a sociedade tem o intuito de promover os estudos musicais na escola "Armin-Knab-Gymnasium" em Kitzingen.[3]

A casa de nascimento de Armin Knab no vilarejo Neuschleichach é hoje em dia um lugar de encontro para músicos e compositores.

Referências

  1. Composers Armin Knab, <http://www.grainger.de/music/composers/knaba.html>. Acesso em: 7 de agosto de 2008 (em inglês)
  2. Ginásio-Armin-Knab, <http://www.armin-knab-gymnasium.de/front_content.php Arquivado em 24 de junho de 2008, no Wayback Machine.>. Acesso em: 7 de agosto de 2008 (em alemão)
  3. Hochschule für Musik Würzburg, Concurso Armin-Knab, <http://www.hfm-wuerzburg.de/veranstaltungen/wettbewerbe/armin-knab-wettbewerb.html Arquivado em 2 de agosto de 2009, no Wayback Machine.>. Acesso em: 7 de agosto de 2008 (em alemão)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]