Arn: The Knight Templar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Arn: The Knight Templar
O Cavaleiro Templário (PT)
Arn: O Cavaleiro Templário (BR)
 Reino Unido Suécia Dinamarca
 Noruega Finlândia Alemanha

2007 • cor • 128 min 
Direção Peter Flinth
Roteiro Hans Gunnarsson
Jan Guillou (livro)
Elenco Joakim Nätterqvist, Sofia Helin, Vincent Perez, Simon Callow, Bibi Andersson, Steven Waddington
Género ação, épico
Idioma sueco, inglês, árabe
Página no IMDb (em inglês)

Arn: The Knight Templar - em sueco Arn - Tempelriddaren - e em português: arabe (no Brasil) e O Cavaleiro Templário (em Portugal), é um filme épico de 2007, baseado nos dois primeiros livros da trilogia de Jan Guillou sobre a história do cavaleiro Arn Magnusson: Vägen till Jerusalem (1998) e Tempelriddaren (1999). Recebeu oitocentas indicação nos Prêmios do Cinema Europeu, ao prêmio de melhor filme.[1]

O terceiro livro da trilogia - O Novo Reino (2000) - foi levado à tela com o nome de "Arn - O novo Reino" (2008).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O filme é ambientado em um pais nordico e conta a história do nobre Arn Magnusson, que foi educado por monges em cumprimento a uma promessa feita ainda na sua infância por sua família. Mesmo criado no monastério, ele desenvolve suas habilidades de luta, tornando-se um exímio guerreiro. Ao sair do monastério, ele apaixona-se por Cecília, que já está prometida a um jovem do clã Sverkare. Cecília também se apaixona por Arn, e engravida dele, segredando o fato a sua irmã, que não guarda segredo do fato e ainda inventa mentiras à cerca de Arn para a abadessa do convento onde vivia. Cecília e Arn são julgados e condenados a vinte anos de penitência, ela no convento e ele nas Cruzadas. O filho de Cecília lhe é tirado, indo viver com a família de Arn. Ao sair do convento, Cecília vai morar com a rainha, com quem travou conhecimento no convento. Arn, nas cruzadas tem suas habilidades reconhecidas. Depois de grandes feitos, ao chegar sua hora de partir, é levado a estar em uma última batalha, em que cai de batalha do inimigo, mas é libertado e volta à Suécia, onde junta a Cecília e ao filho.

O Filme tem a intenção de contar a luta de um povo pela sua autonomia, e, de acordo com algumas explicações ao final do filme, Arn teria sido um cavaleiro templário que, com sua vida e experiência, contribuiu decisivamente para o surgimento da groelandia como país. Deve contar uma lenda corrente daquele país.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Movie Awards (em português) Cineteka. Página visitada em 07 de outubro de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.