Arnaldo Tamayo Méndez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arnaldo Tamayo Méndez
Arnaldo Tamayo Méndez
Nascimento 29 de janeiro de 1942 (82 anos)
Guantánamo, Cuba
Nacionalidade Cuba cubano
Ocupação piloto
Serviço militar
Patente General brigadeiro
Carreira espacial
Cosmonauta do Intercosmos
Tempo no espaço 7d 20h 43m[1]
Seleção 1987[1]
Missões Soyuz 38
Insígnia da missão Insígnia Soyuz 38
Aposentadoria 1980[1]
Assinatura

Arnaldo Tamayo Méndez (Guantánamo, 29 de janeiro de 1942) foi o primeiro cosmonauta cubano e latino-americano, integrante do programa espacial soviético Intercosmos. Foi também piloto de combate e herói da República da Cuba.

Tamayo Méndez formou-se na Academia da Força Aérea cubana e tornou-se piloto da Força de Defesa Aérea de Cuba. Em 1978 foi selecionado para fazer parte do programa Intercosmos e em 18 de setembro de 1980 foi lançado da base de Baikonur junto com o cosmonauta soviético Yuri Romanenko, em direção a base orbital Salyut 6, na missão Soyuz 38, para uma estadia de sete dias.

Nesta missão, Tamayo Méndez e Romanenko realizaram experiências em órbita no sentido de descobrir o que causava a chamada “doença do espaço”.

Após 124 órbitas terrestres, os dois tripulantes da Soyuz 38 regressaram à Terra num pouso arriscado, realizado em meio à escuridão da madrugada das estepes russas.

Depois de sua missão, Tamayo Méndez foi condecorado como Herói da União Soviética e recebeu a medalha de Herói Nacional de Cuba, criada para ele pelo governo de Fidel Castro. Tornou-se diretor da Sociedade Educacional e Patriótica Militar, a versão cubana dos escoteiros, e, como brigadeiro-general, diretor de Relações Internacionais das Forças Armadas cubanas.

Referências

  1. a b c «Cosmonaut Biography: Arnaldo Tamayo Méndez». 20 de abril de 2018. Consultado em 23 de outubro de 2021 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]