Around the World in 80 Treasures

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Around the World in 80 Treasures
Around the World in 80 Treasures
Informação geral
Formato
Gênero Documentário
Criador(es) BBC
País de origem  Reino Unido
Idioma original inglês
Exibição
Emissora de
televisão original
BBC Two
Transmissão original 21 de fevereiro a 25 de abril de 2005
N.º de episódios 10

Around the World in 80 Treasures (em português: Volta ao Mundo em 80 Tesouros) é uma série de dez episódios produzidos pela BBC e conduzidos e apresentados pelo historiador britânico Dan Cruickshank. O título é uma referência ao livro A Volta ao Mundo em Oitenta Dias do escritor francês Júlio Verne.

A série levou Cruickshank a 34 países, passando cinco meses em viagem pelo mundo, e apresentou os grandes tesouros criados pelos homens, englobando construções e artefatos.

Episódio 1: Do Peru ao Brasil[editar | editar código-fonte]

# Localidade Tesouro Imagem Breve descrição
1 Andes, Peru Machu Picchu Machu Picchu O primeiro dos 80 tesouros selecionados pela produção do programa foi a cidade de Machu Picchu, uma das cidades incas, há séculos abandonada e descoberta em 1911.
2 Andes, Peru Salinas incaicas Maras Os incas usavam grandes "piscinas", nos sopés dos Andes, a fim de extrarir o sal da água do mar.
3 Nazca, Peru Linhas de Nazca Linhas de Nazca Cerca de trezentos geóglifos localizados principalmente no deserto de Nazca, feitos entre os séculos III e VI a.C.
4 Lambayeque, Peru Colar de Aranhas de Sipán N/A Um colar feito de dez peças de ouro, em homenagem à Deusa Aranha.
5 Trujillo, Peru Chan Chan Chan Chan A maior cidade já conhecida feita de lama, residência de 30.000 pessoas e que cobre 20 km. O povo de Chan Chan foi dominado pelos Incas, antes mesmo da chegada dos espanhóis.
6 Ilha da Páscoa Moais da Ilha de Páscoa Moai enterrado até os ombros Rano Raraku, Ilha de Páscoa Os Moais, grandes estátuas construídas pelos nativos da Ilha de Páscoa.
7 Cuiabá, Brasil Cocares dos ricbactas N/A Cocares feitos pelos ricbactas a partir de cabelos humanos e penas de araras e papagaios.
8 Rio de Janeiro, Brasil Cristo Redentor Cristo Redentor Uma estátua de Cristo medindo 38 metros, constituindo-se na maior estátua estilo Art Deco do mundo.

Episódio 2: Do México à América do Norte Central[editar | editar código-fonte]

# Localidade Tesouro Imagem Breve descrição
9 Sul do México Palenque Palácio de Palenque Cidade maia mostrando alguns dos seus melhores exemplos de arquitetura, escultura, e relevos em estuque.
10 Tollan Tula, México Os Gigantes de Tula Gigantes de Tula Esculturas/colunas em pedra do século X de guerreiros toltecas vestidos de penas e deuses.
11 Cidade do México, México Homem, Controlador do Universo Pintura de Diego Rivera encomendada por Nelson Rockefeller, que retrata a luta entre o capitalismo e o comunismo. Uma recriação da obra original destruída O Homem na Encruzilhada.
12 Cortez, Colorado Revólver do tipo Colt 1851 Navy Revólver Colt 1851 Navy Arma de seis balas produzida em larga escala para ser usada na Guerra de Secessão e depois utilizada no cumprimento do Destino Manifesto.
13 Colorado Parque Nacional de Mesa Verde Parque Nacional de Mesa Verde Uma pequena comunidade construída sob uma prateleira de rochas pelos ancestrais dos herdeiros dos anasazi.
14 Charlottesville, Virgínia Monticello Monticello Casa projetada e construída no final do século XVIII por Thomas Jefferson.
15 Nova Iorque, Nova Iorque Estátua da Liberdade Estátua da Liberdade Uma estátua de 46 metros de altura doada pela França para os Estados Unidos, para comemorar o centenário da Declaração da Independência dos Estados Unidos.
16 Manhattan, Nova Iorque Seagram Building Seagram Building Quintessência de Dan do projeto arranha-céus comerciais.

Episódio 3: Da Austrália ao Camboja[editar | editar código-fonte]

# Localidade Tesouro Imagem Breve descrição
17 Sydney, Austrália Igreja de St. James Igreja de St. James Obra-prima do arquiteto condenado Francis Greenway, e um dos edifícios mais antigos da Austrália.
18 Kakadu, Austrália Arte rupestre Kakadu Pintura rupestre em Ubirr, no Parque Nacional Kakadu Arte rupestre aborígine do Parque Nacional Kakadu, Território do Norte.
19 Torajaland, Sulawesi, Indonésia Casas dos espíritos Casa toraja Estas casas com telhado em forma de barco simbolizam a vida após a morte das pessoas.
20 Torajaland, Sulawesi, Indonésia Tau Tau Local de enterro toraja Estátuas de madeira que representam os ancestrais, os membros da tribo que morreram.
21 Java, Indonésia Borobodur Borobudur Uma das maiores estupas budistas (gigante, templo piramidal budista) no mundo. Foi construída no século VIII e tem nove níveis.
22 Ayutthaya, Tailândia Elefante de Ouro N/A Elefante ajoelhado com uma howdah. Uma obra-prima muito bem acabada da arte dos ourives. Incrustado com pedras preciosas. Feito aproximadamente em 1420, no mesmo tempo em que a torre no qual foi encontrado.
23 Siem Reap, Camboja Angkor Wat Angkor Wat O templo de Angkor Wat. É a visão do homem do paraíso, uma imagem hindu da cidade celestial. Angkor Wat é um legado do poderoso rei Suryavarman, o Segundo, e remonta a meados do século XII.
24 Angkor Thom, Camboja Rostos de Pedra de Bayon Rostos de Pedra de Bayon As paredes adornadas com rostos enormes e poderosamente esculpidos na cidade de Angkor Thom construído por Jayavarman Vll, um quilômetro de distância do Angkor Wat.

Episódio 4: Do Japão à China[editar | editar código-fonte]

# Localidade Tesouro Imagem Breve descrição
25 Tóquio, Japão Katana/sabre samurai Katana do século XVII A katana, também comumente referida como uma "espada samurai".
26 Himeji, Japão Castelo de Himeji Castelo de Himeji Complexo palaciano com 83 edifícios de madeira, localizado na cidade de Himeji, Hyōgo. Também conhecido como ("Castelo Heron Branco") por causa de seu brilhante exterior branco. Foi reconstruído há mais de 400 anos atrás.
27 Quioto, Japão Jardim zen-budista de Ryōan-ji Jardim de Ryōan-ji Um templo zen localizado no noroeste de Quioto, Japão. Pertencente à escola Myoshin-ji do ramo Rinzai do zen-budismo, o templo é um dos Monumentos Históricos da Antiga Quioto, um Patrimônio Mundial da UNESCO.
28 Pequim, China Cidade Proibida Cidade Proibida A Cidade Proibida é o maior palácio do mundo. Foi construído pela poderosa dinastia Ming 600 anos atrás.
29 Pequim, China O Parque do Palácio de Verão O Palácio de Verão O Palácio de Verão é dominado principalmente pela Colina da Longevidade (60 metros de altura) e o lago Kunming. Ocupa uma extensão de 2,9 quilômetros quadrados, três quartos dos quais de água.
30 China Grande Muralha da China Grande Muralha da China Uma série de fortificações de pedra e barro, no norte da China, construída, reconstruída, e mantida entre o século V a.C. e o século XVI, para proteger as fronteiras do norte do império chinês durante várias dinastias sucessivas.
31 Xian, China Exército de Terracota Exército de Terracota Os guerreiros e cavalos de terracota de Qin Shi Huang, o Primeiro Imperador da China. As figuras de terracota foram descobertas em 1974 por alguns agricultores locais perto de Xian, província de Shaanxi, China, perto do mausoléu do segundo imperador ming.
32 Xangai, China Porcelana da Dinastia Ming Estátua do homem azul, da Dinastia Ming, Jingdezhen O Museu de Xangai tem uma das melhores coleções de porcelana ming do mundo.

Episódio 5: Da Índia ao Sri Lanka[editar | editar código-fonte]

# Localidade Tesouro Imagem Breve descrição
33 Calcutá, Índia Durga Durga No hinduísmo, a Deusa Durga é uma forma de Devi, a deusa suprema radiante, descrita como tendo dez braços, montando um leão ou um tigre, carregando armas (incluindo uma flor de lótus), mantendo um sorriso meditativo, e praticando mudras, ou gestos simbólicos com as mãos.
34 Sri Lanka Sigiriya Sigiriya A cidade de Sigiriya foi criada pelo rei Kasiyapa aproximadamente em 470, 480 AD com uma pedra colossal, sobre a qual ficava, a fortaleza e o palácio.
35 Polonnaruwa, Sri Lanka O Buda Gigante Buda Gigante Este Buda gigante foi criado na década de 1180 e mede cerca de 40 metros, esculpido em granito muito duro. Com suas vestes enroladas em volta de seu corpo, a cabeça reclinada sobre um travesseiro.
36 Kandy, Sri Lanka O Dente de Buda Interior do templo De acordo com lendas do Sri Lanka, quando o Buda morreu, seu corpo foi cremado em uma pira de sândalo em Kusinara na Índia e seu dente canino esquerdo foi retirado da pira funerária por Arahat Khema. Khema, então, deu-o ao rei Brahmadatte para veneração. Tornou-se uma posse real no país de Brahmadatte e foi mantido na cidade de Dantapuri (atual Puri, em Orissa).
37 Cochim, Índia Especiarias de Cochim Especiarias de Cochim Cochin foi o centro das encruzilhadas do comércio internacional de especiarias, tornando-o um dos lugares mais importantes da Terra.
38 Madurai, Índia Templo Meenakshi Amman Templo Meenakshi Amman Templo Meenakshi Sundareswarar ou Templo Tamil Meenakshi Amman: é um histórico templo hindu localizado na cidade sagrada de Madurai, Tamil Nadu, na Índia. É dedicado ao deus Shiva (na forma de Sundareswarar ou Senhor bonito) e sua consorte, a deusa Parvati (na forma de Meenakshi).
39 Jaipur, Índia Observatório Jantar Mantar Observatório Jantar Mantar O Observatório foi iniciado em 1728.
40 Agra, Índia Taj Mahal Taj Mahal O Taj Mahal é um mausoléu situado em Agra, Índia, construído pelo imperador Mughal Shah Jahan em memória de sua esposa favorita, Mumtaz Mahal.

Episódio 6: Do Uzbequistão à Síria[editar | editar código-fonte]

# Localidade Tesouro Imagem Breve descrição
41 Samarcanda, Uzbequistão Ladrilhos de Samarcanda Mausoléu de Gur-Emir Samarcanda é a segunda maior cidade no Uzbequistão e capital da Província de Samarcanda. O uso de ladrilhos embelezam os grandes edifícios de Samarcanda, dando-lhes um caráter arquitetônico distinto e poderoso.
42 Bucara, Uzbequistão As cúpulas comerciais As cúpulas comerciais, Bucara As cúpulas de comércio que foram construídas nas décadas de 1570 e 1580. É o maior centro comercial da região.
43 Baku, Azerbaijão Templo do Fogo e o Mosteiro em Surkhany Templo do Fogo O Ateshgah de Baku ou "Templo do Fogo" é uma estrutura religiosa em forma de castelo em Surakhani, um subúrbio da grande Baku, Azerbaijão. O complexo pentagonal, que tem um pátio cercado por abrigos para os monges e um altar-tetrapilar no meio, foi construído durante os séculos XVII e XVIII.
44 Isfahan, Irã Mesquita do imã na Praça de Naqsh-e Jahan Interior da mesquita na Praça de Naqsh-e Jahan A mesquita do imã Khomeini ou Mesquita do Xá é uma mesquita em Isfahan (Esfahan), Irã. Construída durante o período safávida, é um excelente exemplo da arquitetura islâmica do Irã, e considerada a obra-prima da arquitetura persa.
45 Xiraz, Irã Tapete persa Tapete persa O tapete persa é uma parte essencial da arte e da cultura persa. A tecelagem do tapete é, sem dúvida, uma das manifestações mais ilustres da cultura e arte persa, e remonta à antiga Pérsia. O tapete persa foi muito comercializado para a Europa, principalmente na Idade Média.
46 Província de Kermanshah, Irã Inscrição de Behistun Inscrição de Behistun A "Pedra de Rosetta" de escrita cuneiforme, com inscrições em persa antigo, elamita, e babilônio, decifradas no século XIX.
47 Província de Fars, Irã Persépolis Persépolis As ruínas da antiga capital persa.
48 Damasco, Síria Al-Hamidiyah Souq Al-Hamidiyah Souq Um mercado no bairro antigo.

Episódio 7: Da Jordânia à Etiópia[editar | editar código-fonte]

# Localidade Tesouro Imagem Breve descrição
49 Jordânia Petra Tesouro de Petra Antiga capital dos nabateus, redescoberta por Johann Ludwig Burckhardt em 1812.
50 Madaba, Jordânia Mapa de Madaba Mapa de Madaba Mosaico do século VI; a mais antiga representação cartográfica sobrevivente original da Terra Santa e, especialmente de Jerusalém.
51 Jerusalém, Israel Monte do Templo Cúpula da Rocha no Monte do Templo. Também conhecido como o Monte Moriá, o local mais sagrado do judaísmo, local do 1º e do 2º templos. Também reverenciado no islamismo como o local da jornada de Maomé a Jerusalém e ascensão ao céu; localização da Mesquita de Al-Aqsa e da Cúpula da Rocha, a mais antiga estrutura existente no mundo islâmico.
52 Aksum, Etiópia Aksum stelae Obelisco de Aksum, Etiópia Um dos mais de cem obeliscos da antiga cidade de Aksum, construído Há 1.700 anos, o mais alto mede 24 metros e pesa mais de 100 toneladas, tornando-o o mais antigo obelisco erigido no mundo antigo.
53 Debre Damo, Etiópia O Milagre de Maria Igreja de Debre Damo, Etiópia Um antigo manuscrito etíope descreve os numerosos milagres de Maria, a mãe de Jesus Cristo, na antiga língua ge'ez da Etiópia.
54 Lalibela, Etiópia Lalibela Igreja de Lalibela, Etiópia Um complexo de onze igrejas esculpidas na pedra, que se acredita ter sido criado no século XII. Segundo a tradição etíope ele foi construído com a ajuda dos anjos.
55 Lalibela, Etiópia Cruz de Lalibela Cruz de Lalibela A Cruz de Lalibela é uma grande, elaboradamente decorada cruz, considerada uma das mais preciosas relíquias religiosa e histórica da Etiópia. É guardada pela Bet Medhane Alem, a Casa do Redentor do Mundo, uma igreja do século XII esculpida na rocha, em Lalibela. Um sacerdote pode utilizar a cruz para abençoar ou curar os fiéis.

Cruickshank também visita o Monte Nebo (Jordânia) nesse episódio.

Episódio 8: Do Mali ao Egito[editar | editar código-fonte]

# Localidade Tesouro Imagem Breve descrição
56 Djenné, Mali Grande Mesquita de Djenné Grande Mesquita de Djenné A Grande Mesquita de Djenné é o maior edifício em adobe no mundo e é considerado por muitos arquitetos a maior conquista do estilo arquitetônico sudano-sahel, embora com claras influências islâmicas.
57 Sanga, Mali Pinturas rupestres do povo dogon Pintura na Caverna da Circuncisão Algumas pessoas dizem que elas datam do século XIII. Embora, elas estão sempre sendo regularmente atualizadas devido à cerimônia de circuncisão que acontece a cada três anos.
58 Sanga, Mali Máscara dogon Escultura dogon de madeira, provavelmente uma figura ancestral, século XVII-XVIII Estas máscaras são utilizadas durante a dança. Elas são objetos sagrados, muito poderosas para os mortais comuns para guardá-las ou até mesmo para saber onde elas são guardadas.
59 Trípoli, Líbia Léptis Magna Arco em Léptis Magna Léptis Magna, também conhecida como Lectis Magna (ou Lepcis Magna como às vezes é escrito), também chamada de Lpqy ou Neapolis, foi uma cidade importante do Império Romano. Suas ruínas estão localizadas em Al Khums, Líbia, 130 km a leste de Trípoli, na costa, onde o Lebda Wadi encontra o mar.
60 Gasr Al-Hajj, Líbia Celeiro berbere Celeiro berbere É um edifício criado para o armazenamento e preservação de alimentos. É construído a partir de materiais locais, como pedra, gipsita, gesso.
61 Egito Grande Pirâmide de Gizé Grande Pirâmide de Gizé A Grande Pirâmide de Gizé (também chamada de Pirâmide de Khufu e a Pirâmide de Quéops) é a mais antiga e maior das três pirâmides de Gizé na necrópole que fazem divisa com o que é agora El Giza, no Egito, e historicamente é a mais antiga das sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única que sobrevive substancialmente intacta.
62 Cairo, Egito Máscara mortuária de Tutancâmon Máscara de Tutancâmon Uma incrível obra de arte. Linda nos detalhes e na forma. Na frente há a imagem do abutre e da cobra.
63 Luxor, Egito Tumba de Nefertari Pintura de Nefertari na tumba A tumba de Nefertari está fechada ao público. Dentro dela estão as pinturas de parede mais bonitos e mais bem preservadas já descobertas no Egito. As imagens contam a história da jornada de Nefertari, após a morte, para o submundo e depois para o renascimento.
64 Edfu, Egito Templo de Edfu Templo de Edfu O Templo de Edfu é um antigo templo egípcio localizado na margem oeste do Nilo, na cidade de Edfu, que era conhecido na época greco-romana como Apollonopolis Magna, em homenagem ao deus Horus-Apollo. É um dos templos mais bem conservadas do Egito. O templo, dedicado ao deus falcão Horus, foi construído no período ptolemaico entre 237 e 57 a.C.

Episódio 9: Da Turquia à Alemanha[editar | editar código-fonte]

# Localidade Tesouro Imagem Breve descrição
65 Capadócia, Turquia Cidade subterrânea de Derinkuyu Rock architecture of Cappadocia. A cidade subterrânea de Derinkuyu está localizada no distrito homônimo da província de Derinkuyu Nevşehir, Turquia. Situa-se na estrada entre Nevşehir e Niğde, a uma distância de 29 km de Nevsehir. Foi aberta para os visitantes a partir de 1969 e até hoje, apenas 10 por cento da cidade subterrânea é acessível aos turistas. Seus oito andares estendem-se a uma profundidade de aproximadamente 85 m.
66 Istambul, Turquia Basílica de Santa Sofia Basílica de Santa Sofia Hagia Sofia é uma ex-basílica patriarcal ortodoxa, depois uma mesquita, e agora um museu em Istambul, Turquia. Famosa, em particular, por sua enorme cúpula, é considerada o epítome da arquitectura bizantina e de ter "mudado a história da arquitetura."
67 Moscou, Rússia Metrô de Moscou Estação Kievskaya O Metrô de Moscou, que se estende por quase toda a capital russa, é o segundo sistema mundial de metrô mais usado. Inaugurado em 1935, é bem conhecido pelo projeto ornamentado de muitas de suas estações, que contêm excelentes exemplos de arte realista socialista.
68 São Petersburgo, Rússia Casa de Pedro, o Grande Casa de Pedro, o Grande A casa de Pedro, o Grande é uma pequena casa de madeira que foi o primeiro "palácio" em São Petersburgo do czar Pedro, o Grande. A casa foi construída em três dias em maio de 1703, por soldados do Regimento de Semyonovskiy.
69 Solovki, Rússia Mosteiro de Solovetsky Mosteiro de Solovetsky Mosteiro Solovetsky foi a maior fortaleza do cristianismo no norte da Rússia antes de ser transformada em uma prisão especial Soviética e campo de trabalho (1926-1939), que serviu de protótipo para o sistema Gulag.
70 Wieliczka, Polônia Minas de sal de Wieliczka Capela nas minas de sal de Wieliczka A Mina de Sal de Wieliczka, localizada na cidade de Wieliczka, no sul da Polônia, situa-se dentro da área metropolitana de Cracóvia. A mina esteve em contínua operação, produzindo o sal de cozinha desde o século XIII até 2007, uma das minas operacionais de sal mais antigas do mundo (a mais antiga fica em Bochnia, Polônia, a cerca de 20 quilômetros de Wieliczka).
71 Berlim, Alemanha Volkswagen Fusca Volkswagen Fusca O Fusca, também conhecido como o Volkswagen Tipo 1, foi um carro econômico produzido pelo fabricante de automóveis alemão Volkswagen (VW) de 1938 até 2003. Utilizou um motor traseiro refrigerado a ar com tração traseira (RR layout).
72 Dessau, Alemanha A cadeira Brno na Bauhaus Cadeira Brno A cadeira Brno (número do modelo MR50) é uma cadeira cantilever modernista projetada por Ludwig Mies van der Rohe em 1929-1930 para o quarto da casa Tugendhat em Brno, República Tcheca.

Episódio 10: Da Bósnia à França e o retorno para casa[editar | editar código-fonte]

# Localidade Tesouro Imagem Breve descrição
73 Mostar, Bósnia e Herzegovina Stari Most Stari Most Ponte do século XVI reconstruída na cidade bósnia de Mostar. Foi encomendada por Solimão, o Magnífico e tinha a realização técnica mais avançada, quando foi construída.
74 Atenas, Grécia Parthenon Parthenon Templo do século V a.C. para Atena é o edifício principal na Acrópole, em Atenas. Seu estado em ruínas teve um enorme impacto sobre o movimento romântico.
75 Roma, Itália Panteão Panteão Templo de todos os deuses no centro de Roma. Sua cúpula é uma das maiores e mais antigas do mundo.
76 Florença, Itália Capela dos Médici Capela dos Médici Capela projetada por Michelangelo para a família Médici, que foi a família mais poderosa de Florença durante a Renascença.
77 Veneza, Itália Grande Canal Grande Canal de Veneza O canal mais importante de Veneza, rodeado por muitos dos edifícios mais belos da cidade.
78 Madrid, Espanha Guernica Guernica Pintura de Pablo Picasso; uma reação ao bombardeio das tropas do ditador Franco à cidade basca de Guernica durante a Guerra Civil Espanhola.
79 Granada, Espanha Alhambra Pátio dos Leões Um palácio na cidade espanhola de Granada, considerada uma das melhores peças da arquitetura islâmica.
80 Chartres, França Catedral de Chartres Catedral de Chartres Uma das mais importantes catedrais góticas, especialmente conhecida por seus vitrais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.