Arpoador

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Praia do Arpoador
Praia do Arpoador. Ao fundo, a Pedra do Arpoador.
Localização Município do Rio de Janeiro Rio de Janeiro (RJ),  Brasil
Anexo:Lista de praias do Rio de Janeiro
Commons
O Commons possui multimídias sobre Arpoador

Arpoador é o nome dado a uma praia e a uma formação rochosa, ambas situadas no bairro de Ipanema, no município do Rio de Janeiro, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. Localiza-se entre as praias do Diabo e de Ipanema. Apresenta espaço restrito, por se tratar de uma praia pequena, com cerca de 500 metros de comprimento.

A praia do Arpoador é conhecida como a praia dos surfistas, uma vez que conta com muitas ondas grandes, propícias à prática desse esporte.

O nome do local provém do fato de, no local, no passado, ser possível arpoarem-se baleias.

Na região do Arpoador, encontra-se o parque Garota de Ipanema, que leva o nome da famosa música de Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Além de ponto de recreação e lazer, o parque também serve de palco para apresentações de artistas conhecidos.

Foi esta praia a escolhida pela alemã (radicada no Brasil) Miriam Etz1 para usar, pela primeira vez em terras brasileiras, o biquíni, e isto ocorreu em 19482 .

Citação na música brasileira[editar | editar código-fonte]

O cantor brasileiro Cazuza, na sua canção Faz parte do meu show, do seu álbum Ideologia de 1988, canta: "Vago na lua deserta das pedras do Arpoador".

O cantor Micael Borges, conhecido como Mika, na sua canção "Qual é o Andar?", canta: "... E ver o sol de pôr no Arpoador".

O cantor Samuel Rosa, da banda Skank, na canção "Te Ver", do álbum Calango, de 1994, canta: "Te ver e não te querer [...] É como não sentir calor em Cuiabá / Ou como no Arpoador não ver o mar."3

A canção "Não demora", da banda Scracho possui o verso "Eu quero poder acordar / Contigo no domingo até o fim raiar / E mergulhar à noite no Arpoador". 4

Referências