Arquidiocese da Filadélfia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Arquidiocese de Filadélfia
Archidiœcesis Philadelphia
Basílica-Catedral de S. Pedro & Paulo
Localização
País Estados Unidos, Estados Unidos
Território Cidade e Condado de Filadélfia, condados de Bucks, Chester, Delaware, e Montgomery, Pensilvânia
Estatísticas
População 3,982,194
1,464,938 católicos (37 6%)
Área 5 680 km²
Paróquias 267
Informação
Denominação católica
Rito Rito romano
Criação da Diocese 08 de abril de 1808
Elevação a Arquidiocese 12 de fevereiro de 1875
Padroeiro São Pedro e São Paulo
Governo da Arquidiocese
Arcebispo Charles J. Chaput, OFM, Cap.
Bispo Auxiliar John J. McIntyre
Michael J. Fitzgerald
Timothy C. Senior
Daniel E. Thomas
Bispo Emérito Justin Francis Rigali
Jurisdição Arquidiocese metropolitana
Contatos
Endereço 18th Street & Benjamin Franklin Parkway, Filadélfia, Pensilvânia
Página Oficial http://www.archdiocese-phl.org/

A Arquidiocese de Filadélfia (em latim: Archidioecesis Philadelphia) é uma circunscrição eclesiástica católica da cidade de Filadélfia na região sudeste do estado da Pensilvânia, Estados Unidos. Ele cobre a Cidade e Condado de Filadélfia, bem como os municípios de Bucks, Chester, Delaware, e Montgomery. A diocese foi erigida pelo Papa Pio VII em 8 de abril de 1808, a partir do territórios da Arquidiocese de Baltimore. Originalmente, a diocese incluía toda a Pensilvânia, Delaware, e sete municípios e partes de três municípios em Nova Jersey. A diocese foi elevada à dignidade de Arquidiocese Metropolitana em 12 de fevereiro de 1875. A sede do arcebispo é a Basílica-Catedral de S. Pedro & Paulo.

É também a Sé episcopal Metropolita da Província eclesiástica de Filadélfia, que inclui as sedes sufragâneas episcopais de Allentown, Altoona-Johnstow, Erie, Greensburg, Harrisburg, Pittsburgh, e Scranton. O território da província é coextensiva com o estado da Pensilvânia.

História[editar | editar código-fonte]

A história da Igreja Católica na região remonta a William Penn e quando Missa foi instalada, já em 1707.[1] Em 8 de abril de 1808, a dioceses sufragânea de Boston, Nova Iorque, Filadélfia e Bardstown (mudou-se para Louisville em 1841) foram erguidas pelo Papa Pio VII a partir do território da Diocese de Baltimore, que foi simultaneamente elevada à categoria de arquidiocese metropolitana. Michael Egan foi nomeado como o primeiro bispo[2] e foi consagrado como bispo em 28 de outubro de 1810, pelo Arcebispo John Carroll.[3]

Em 1868, as dioceses de Harrisburg, Scranton, e Wilmington foram erguidas a partir do território da diocese. Filadélfia foi elevado a uma arquiepiscopal metropolitana em 12 de fevereiro de 1875, com Harrisburg e Scranton como dioceses sufragâneas. Em 28 de janeiro de 1961, os cinco municípios do norte de Berks, Carbono, Lehigh, Northampton, e Schuylkill foram separou da arquidiocese, para criar a Diocese de Allentown.

Em 1969, a arquidiocese tinha crescido para 1.351.704 paroquianos, 1.096 sacerdotes diocesanos, 676 padres de institutos religiosos e 6622 mulheres religiosas.[1]

A partir de 2005, os membros da diocese e de sua hierarquia têm sido fortemente impactado por escândalos de abuso sexual. Dois relatórios do júri, declarações de culpa e convicções indicam administrativa manuseio incorreto de casos e outras questões.

Em fevereiro de 2012, a diocese anunciou a maior reorganização de seu sistema de ensino fundamental e médio da educação, com o fechamento de escolas numerosas recomendados e / ou fusões.

Em uma quinta-feira, 23 de agosto o artigo notícias e história de 2.012 on-line sobre escolas da arquidiocese por Lou Baldwin do Catholic News Service (CNS), foi anunciado que a Fé na Fundação Futuro iria assumir a gestão dos 17 escolas arquidiocesanas do ensino médio e as quatro escolas especiais de educação.[4]

Referências

  1. a b A Brief History of the Archdiocese of Philadelphia (em inglês) Arquidiocese de Filadélfia. Visitado em 13 de outubro de 2012.
  2. Bishop Michael Francis Egan, O.F.M. (em inglês) Catholic-Hierarchy.org. Visitado em 13 de outubro de 2012.
  3. Archbishop John Carroll (em inglês) Catholic-Hierarchy.org. Visitado em 13 de outubro de 2012.
  4. Lou Baldwin (23 de agosto de 2012). Philadelphia Archdiocese, foundation sign pact on school management (em inglês) Catholic News Service. Visitado em 13 de setembro de 2012.
Ícone de esboço Este(a) artigo sobre capela, igreja ou catedral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Arquidiocese da Filadélfia