Modelagem de negócios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Arquitetura de negócios)
Ir para: navegação, pesquisa
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Business Process Modeling. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo aqui; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1, 2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde julho de 2011)
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde junho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.

Modelagem de Negócios é uma técnica de modelagem de alto nível, que surgiu das dificuldades identificadas pelos analistas e programadores. É uma abstração(reduzir a fórmulas e sistemas) voltada realidade dos administradores, assim, pesquisadores criaram uma técnica de modelagem de alto nível denominada de Modelagem de Negócio, que hoje é parte integrante no processo de desenvolvimento de software. Ela serviu para facilitar a comunicação com as pessoas que fazem parte do negócio e que não possuem conhecimentos de Engenharia de Software.

Segundo os autores Michael Hammer e James Champy, “um processo de negócio é uma coleção de atividades que usam um ou mais tipos de entrada e criam uma saída que seja de valor para o cliente. Um processo de negócio tem um objetivo e é afetado por eventos que ocorrem no mundo externo ou em outros processos”.

Na definição do autor Thomas Davenport aponta que o processo de Modelagem de Negócios “é um conjunto estruturado de atividades, desenhado para produzir um resultado especificado para um cliente ou um mercado em particular. Isso implica forte ênfase sobre como o trabalho é feito dentro da organização, em contraste com o foco no produto. Um processo é então uma ordenação específica de atividades de trabalho, por meio do tempo e do espaço, com começo e fim e entradas e saídas claramente dentificadas: uma estrutura para ação”.

A técnica de Modelagem de Negócios é profundamente relacionada à Arquitetura de negócios, custo baseado em atividades e ao gerenciamento baseado em atividades.

Ferramentas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Administração é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.